Microsoft lança ferramenta para que até leigos desenvolvam app para WinPhone

Por Redação | 07 de Agosto de 2013 às 12h20

Agora, qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento em linhas de código e programação, poderá desenvolver aplicativos para o Windows Phone. A Microsoft lançou nesta terça-feira (6) o Windows Phone App Studio, uma nova ferramenta na web que permite a criação de novas aplicações para sua plataforma móvel.

"Nós sabemos que você, programador experiente cheio de ideias, não tem tempo de sobra. E se você pudesse criar e testar suas criações em uma nova ferramenta de forma mais rápida? Com o Windows Phone App Studio, você pode", afirmou a empresa em sua página oficial. "O Windows Phone App Studio permite que você crie aplicativos para a publicação imediata, faça testes e compartilhe com clientes, colegas de trabalho e grupos específicos. Precisa fazer modificações ou testar variações? Com o Windows Phone App Studio, é num piscar de olhos".

Os desenvolvedores poderão criar seus novos aplicativos a partir da ferramenta baseada na web e, logo em seguida, poderão registrar e desbloquear um aparelho para carregá-los e testá-los gratuitamente. No entanto, segundo o The Verge, as aplicações não serão listadas automaticamente na loja Windows Phone. Para isso, os desenvolvedores deverão pagar a taxa anual do Dev Center para publicar seus produtos na loja.

Windows Phone App Studio

Foto: Divulgação

Junto com a nova ferramenta na web, a Microsoft também está atualizando seu centro de desenvolvedores para incluir um chat em tempo real, permitindo que eles consigam entrar em contato com representantes do suporte da empresa.

O lançamento da última ferramenta da Microsoft é um claro esforço da empresa para que mais e mais desenvolvedores criem aplicações para sua plataforma móvel, mas ainda não se sabe como será a qualidade desses aplicativos. Embora muitos serviços terceiros, inclusive o Android, ofereçam ferramentas semelhantes, a abordagem da companhia parece ser voltada para que qualquer pessoa desenvolva seus próprios aplicativos caseiros que podem não necessariamente ser lançados na Windows Store. Mesmo com a loja do Windows Phone não sendo inundada com estes novos aplicativos, a ferramenta é uma opção para que usuários comuns criem seus apps para uso caseiro.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.