Microsoft lança Windows 8.1 com assistente pessoal Cortana e central de ações

Por Redação | 02 de Abril de 2014 às 15h26

A conferência Build 2014, organizada pela Microsoft para desenvolvedores, foi palco do anúncio do Windows Phone 8.1 nesta quarta-feira (02). A nova versão do sistema operacional móvel já era alvo de dezenas de especulações e boatos, vários deles confirmados ainda na manhã de hoje durante o evento.

Após anunciar dois novos parceiros de hardware (Micromax and Prestigio), a empresa passou para as modificações no sistema para dispositivos móveis, indicando que a nova versão do sistema é a "mais pessoal" já lançada.

Cortana

Entre os novos recursos anunciados pela companhia está a Cortana, a assistente pessoal da marca. O sistema já havia sido revelado em alguns vazamentos, que incluíam screenshots e vídeos demonstrativos do seu funcionamento.

A novidade, que já era bastante aguardada, é totalmente alimentada pelo Bing, ferramenta de pesquisa da empresa. Com isso, a Cortana chega para substituir completamente as funções de pesquisa existentes até agora no Windows Phone.

cortana

Cortana aparece em ação (Imagem: reprodução)

Assim como já era visto no Google Now, com a Cortana é possível delimitar o que a assistente pessoal deverá considerar durante seu funcionamento. Entre as alternativas está a possibilidade de delimitar as horas de funcionamento da assistente para que ela não interrompa o usuário em determinados momentos de trabalho ou descanso, por exemplo.

Também é possível criar e gerenciar grupos de amigos com os quais você deseja ou não manter contato constante e, dentro disso, informar ao sistema quais deles podem “quebrar” os horários bloqueados dentro da assistente. Com isso, o usuário poderá receber notificações das pessoas mais importantes, mesmo nos momentos em que não deseja ser importunado com outros assuntos.

O sistema também foi sincronizado com o Yelp, que irá sugerir listas de restaurantes aos usuários da assistente. Para otimizar o uso da agenda, a ferramenta promete ajudar no controle de compromissos com o cruzamento de dados, como lembretes e o monitoramento de clima.

cortana

Novo app do Skype é acionado pela Cortana (Imagem: reprodução)

Mas a Cortana não se limitará à integração com o sistema operacional em si: seu funcionamento será estendido para aplicativos instalados no aparelho. Durante a conferência, alguns exemplos foram mostrados, como os apps do Facebook, do Twitter e do Skype. No Skype, é possível solicitar chamadas pelo assistente e nas redes sociais será possível fazer publicações inteiras apenas com comandos de voz.

Durante a apresentação, Joe Belfiore, vice-presidente da divisão de celulares da Microsoft, também demonstrou que o sistema é capaz de aprender com as interações e personalizar ações com base nisso, como interpretar contatos importantes e ler e-mails recebidos para coletar dados pertinentes à rotina do usuário.

Central de ações e novidades na tela inicial

O Action Center é a central de notificações e ações do Windows Phone. O sistema segue o modelo já adotado pelo Android e, posteriormente, pela Apple no iOS. A partir de agora será possível conferir a porcentagem de bateria, além de dar acesso a quatro botões de ação personalizáveis, como o acionamento da Wi-Fi e do Modo Avião, por exemplo.

new tiles

Live Tiles passam a apresentar transparência (Imagem: reprodução)

A tela inicial também foi modificada. Agora, os Live Tiles ganharam transparência e, pela primeira vez, será possível personalizar a imagem de fundo da tela dos aparelhos. A imagem é projetada apenas no fundo dos blocos. Até a versão atual, o Windows Phone não permitia a inserção de papéis de parede a não ser na tela de bloqueio.

Nova loja e configurações Wi-Fi

Belfiore também destacou o empenho da equipe em melhorar o funcionamento do sistema de maneira geral. “Nós trabalhamos duro para melhorar o desempenho geral do Windows Phone, o que inclui aumentar a agilidade na execução de algumas tarefas, melhorar a comunicação via Wi-Fi e o gerenciamento da bateria”.

Um dos recursos apresentados pela empresa foi o Wi-Fi Sense, que permite a detecção de redes e ajuda na autenticação. Com o novo sistema, você pode usar o Windows Phone para compartilhar o acesso da rede de sua casa sem que seja necessário compartilhar a senha. “Se um amigo vem visitá-lo, você tem uma maneira segura de dar a ele acesso a sua rede doméstica”, explicou Belfiore.

Entre as menores mudanças está o novo teclado, que ganhou uma função parecida com o Swype, da Samsung. Agora será possível digitar sem retirar o dedo da tela, apenas deslizando-o pelos caracteres.

Windows Phone como sistema móvel empresarial

Algumas das melhorias do WP 8.1 sãs as ferramentas voltadas para o público empresarial. Com algumas configurações é possível acessar e gerenciar aparelhos remotamente para alterar configurações e até mesmo realizar o bloqueio do dispositivo à distância. Ao que tudo indica, a Microsoft está procurando abocanhar parte da fatia do mercado que até há pouco tempo pertencia à BlackBerry.

Disponibilidade do sistema

A Microsoft ainda não estabeleceu uma data para a chegada do Windows Phone 8.1 aos aparelhos, indicando apenas que ele estará disponível para os usuários “nos próximos meses”. Contudo, a empresa deixou claro que a Cortana será lançada em uma versão beta juntamente com a nova versão do sistema operacional móvel e que continuará trabalhando para melhorar o desempenho e funcionamento da assistente para uma versão final.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.