MWC: Microsoft anuncia novos parceiros no Windows Phone, entre eles Lenovo e LG

Por Redação | 24 de Fevereiro de 2014 às 13h06

A Microsoft anunciou neste domingo (23) – às portas da MWC que tem início hoje (segunda-feira) em Barcelona na Espanha – mais novidades em relação à sua estratégia de consolidar a plataforma do Windows Phone, com a nova versão, a 8.1, que chegará ainda na primavera, provavelmente em abril.

Dessa vez, de acordo com o Mashable, a empresa anunciou novas parcerias (e reforçou algumas antigas) com os principais fabricantes de smartphones, para dar foco aos aparelhos de baixo custo nos mercados emergentes como a Índia.

Dentre as principais parceiras estão as gigantes Lenovo, que recentemente adquiriu a Motorola do Google, Huawei, ZTE e LG.

A LG já havia lançado aparelhos com Windows Phone no passado, porém, os modelos não fizeram muito sucesso e a empresa se afastou da plataforma.

Algumas empresas menores que atuam em seus mercados locais também entraram na parceria. Dentre elas, Karbonn e Lava na Índia, JSR da Irlanda e a chinesa Longcheer.

Também foi anunciado que o Windows Phone 8.1 será compatível com processadores mais antigos e menos potentes da Qualcomm, como o Snapdragon 200 e 400, bem como aparelhos com pouca memória RAM (512 MB) e capacidade para dois chips (dual SIM), abrindo o caminho para os aparelhos mais baratos.

Além disso, outras empresas tiveram suas parcerias reafirmadas, como a HTC, a Samsung, e claro, a Nokia, braço principal da companhia na plataforma.

A companhia também anunciou mudanças históricas, pois diversas restrições e padronizações que eram impostas aos fabricantes foram removidas, como a obrigatoriedade dos aparelhos virem com teclas físicas. Com isso os fabricantes terão mais liberdade para criar smartphones da maneira que acharem melhor, inclusive com a possibilidade de reaproveitar aparelhos que já rodam o Android, coisa impensável até pouco tempo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.