Integrada com o Bing, Cortana recebe melhorias e fica ainda mais inteligente

Por Redação | 17 de Outubro de 2014 às 14h41

A Microsoft anunciou hoje melhorias para a assistente virtual Cortana. Agora, o sistema está mais inteligente e aproveita os avanços recentes do Bing para oferecer mais informações ao usuário. Foi aprimorado também o reconhecimento de fala, qualidade na compreensão e processamento de fluxo, segundo o site Venture Beat.

Com o auxílio da capacidade do Bing e com a integração com a Cortana, a assistente virtual permite agora lembrar o usuário de reuniões, informá-lo sobre shows e concertos, horários de vôos, recomendar aplicativos e outras tarefas.

A Cortana agora pode mostrar, por exemplo, quanto tempo o usuário levará para chegar até a sua casa e apresentar os próximos compromissos presentes no calendário. Se o usuário possui um jantar, um encontro ou simplesmente precisar dormir mais cedo devido a uma reunião que acontecerá pela manhã no dia seguinte, a Cortana estará pronta para lembrá-lo.

As melhorias da Microsoft também incluíram a preferência musical do usuário, fazendo com que a Cortana possa mostrar quando um artista favorito está realizando um show próximo de onde o usuário está. Com base nas pesquisas que o usuário realiza no seu Windows Phone, em outros dispositivos equipados com Windows e no site do Bing, é possível que o sistema advinhe o que ele gosta de ouvir e sugerir concertos que estão sendo realizados em um raio de 100 quilômetros de sua casa.

Cortana shows

Como a imagem acima mostra, o usuário pode simplesmente solicitar a Cortana sobre as datas e horários de shows de um artista em específico. O usuário pode simplesmente dizer: "Quais são as datas dos shows de Justin Timberlake?" ou simplesmente dizer o nome do artista para ver informações gerais sobre ele.

A inteligência da assistente virtual foi trabalhada de tal forma que é possível também acompanhar o horário de um voo para determinado local se o usuário realizar pelo menos duas buscas dentro do período de uma semana no Bing ou diretamente na Cortana. Se o usuário confirmar que deseja acompanhar informações sobre o horário de um voo, será possível visualizá-lo na página incial do Bing. Infelizmente, no entanto, essa novidade está disponível apenas para usuários dos Estados Unidos.

Uma grande melhoria é a sugestão de aplicativos que finalmente chegou à Cortana. Agora o sistema pode sugerir aplicativos relevantes e úteis para o usuário com base nas antecedentes pesquisas realizadas.

A melhor integração da Cortana com o Bing permite que muitas outras funcionalidades possam aparecer na assistente e torná-la mais inteligente no futuro. A Microsoft, aliás, afirmou que planeja lançar mais recursos "nas próximas semanas".

Fonte: http://venturebeat.com/2014/10/17/cortana-gets-new-features-via-bing-evening-meetings-concerts-flights-app-recommendations-and-sports/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.