Cortana do Windows Phone quase se chamou Alyx, personagem de Half-Life 2

Por Redação | 18.06.2014 às 09:10
photo_camera Divulgação

Para entrar de vez na guerra entre assistentes pessoais, a Microsoft anunciou em abril deste ano a Cortana, um app para Windows Phone 8.1 com as mesmas funções de seus principais concorrentes, a Siri, do iOS, e o Google Now, do Android. O software foi inspirado na inteligência artificial de Halo, série de games exclusiva dos consoles Xbox. Mas sabia que por muito pouco a plataforma não ganhou outro nome?

Foi isso o que disse Marcus Ash, gerente de programação e responsável pela equipe desenvolvedora da Cortana. Em resposta a um usuário do Twitter, o executivo afirmou que o sistema de voz quase foi chamado de Alyx, uma homenagem à personagem de Half-Life 2, lançado em 2004 pela Valve. O programador conta que vários nomes estiveram em debate entre os desenvolvedores da empresa e que Alyx era um dos mais votados.

Para quem não sabe, Alyx Vance aparece em Half-Life 2, um dos títulos mais adorados pelos jogadores de computador – e também um dos responsáveis por revolucionar o gênero de tiro em primeira pessoa (FPS). No jogo da Valve, Alyx é uma jovem da resistência e também uma das aliadas do protagonista Gordon Freeman que o ajuda no combate contra a raça alienígena Combine. Alyx é dublada por Merle Dandridge, que recentemente interpretou a personagem Marlene, do aclamado The Last of Us, da Naughty Dog.

Alyx Vance seria uma boa escolha para a plataforma de voz do Windows Phone, mas talvez não tanto quanto a Cortana. Afinal, quem melhor que a assistente de Master Chief para ajudar os usuários no dia a dia? Isso sem contar que o software possui a voz da dubladora original de Cortana nos games, Jen Taylor. E mesmo estando em fase beta, é provável que o sistema não tenha o nome alterado até seu lançamento oficial para todos os consumidores do sistema operacional móvel da Microsoft.

Em todo o caso, Marcus Ash aparentemente tem falado demais. Foi ele quem deu a entender que a Microsoft pretende levar a Cortana para outras plataformas além do Windows Phone, como o iOS e o Android. A informação foi desmentida pelo próprio Ash logo em seguida, mas essa possibilidade não está totalmente descartada, já que, pelo menos por enquanto, o foco da companhia é disponibilizar a assistente primeiro para os usuários do Windows Phone.

Assim como a Siri e o Google Now, a Cortana pode criar alarmes, adicionar eventos ou datas importantes ao calendário, encontrar bares e restaurantes, criar e gerenciar grupos de amigos, entre outras funções. O software ainda combina ferramentas de seus dois concorrentes para ser mais acessível e fácil de utilizar. Além disso, o tempo de resposta surpreende e promete ser outro grande diferencial.

Atualmente, o sistema de voz está disponível apenas no idioma inglês dos Estados Unidos, ou seja, para acessá-lo, é preciso atualizar seu smartphone com o Windows Phone 8.1 e alterar a configuração para a língua norte-americana. Nas próximas semanas, a assistente chegará ao Reino Unido e China. A previsão é que outros idiomas comecem a receber a plataforma a partir do ano que vem, incluindo o português do Brasil.

Leia também: