Cortana do Windows Phone chega em mais países nas próximas semanas

Por Redação | 16.06.2014 às 10:17
photo_camera Divulgação

Uma das ferramentas mais interessantes do Windows Phone 8.1 começará a se expandir em breve. Nas próximas semanas, a assistente pessoal Cortana será disponibilizada para usuários da plataforma da Microsoft na China e Reino Unido.

Quem deu a informação foi Marcus Ash, chefe da equipe de programação da Cortana no Windows Phone, ao responder um usuário em sua conta no Twitter. Não foi divulgada uma data específica para o lançamento, mas o executivo garante que o recurso será liberado "em semanas, e não meses". Até o momento, a Cortana só pode ser acessada se o aparelho estiver configurado no idioma inglês dos Estados Unidos e não chegou ao Reino Unido em abril – quando foi disponibilizada – porque teve dificuldades para entender o inglês britânico.

Agora que a novidade será lançada em outros dois países, tudo indica que a empresa quer mesmo competir em escala global com outros concorrentes, como a Siri, do iOS, e o Google Now, do Android.

De Halo para os smartphones

Rumores sobre a Cortana já aconteciam desde o ano passado, mas o anúncio oficial só foi feito pela Microsoft em abril, durante a conferência Build 2014. A assistente foi inspirada no famoso sistema de inteligência artificial homônimo que acompanha o personagem Master Chief na série de games Halo, exclusiva do Xbox.

A Cortana não é muito diferente de suas duas concorrentes. Ela pode criar alarmes, adicionar eventos ou datas importantes ao calendário, encontrar bares e restaurantes, criar e gerenciar grupos de amigos, entre outras funções. A diferença é que todos esses dados são falados pela assistente combinando as características do Google Now e da Siri, tornando a plataforma bastante acessível a novos usuários. Além disso, o tempo de resposta surpreende e promete ser outro grande diferencial.

O software ainda está em fase beta e aberto para os desenvolvedores do Windows Phone 8.1. A assistente ganhará suporte para outros idiomas a partir de 2015, incluindo o português do Brasil. No vídeo abaixo, a partir do minuto 1:44, Joe Belfiore, vice-presidente do Windows, detalha algumas funcionalidades da Cortana. Assista:

Leia também: