Cortana acertou 15 previsões da Copa do Mundo 2014 – e errou apenas uma

Por Redação | 14.07.2014 às 11:35
photo_camera Divulgação

Se dentro de campo seleções estrangeiras brilharam mais que o Brasil, fora de campo a Copa do Mundo atingiu patamares que consolidaram o evento como "a Copa das Copas". E além do sucesso nas redes sociais, o campeonato foi alvo das previsões da assistente pessoal do Windows Phone 8.1, a Cortana.

Desde as oitavas de final, o software acertou com precisão quais times se classificariam para a próxima fase (Uruguai, França, Nigéria, Alemanha, Bélgica, Argélia, Holanda, México, Costa Rica, Grécia, Argentina, Suíça, Alemanha, Estados Unidos, Brasil, Chile, Croácia e Colômbia). Depois, disse as oito equipes que avançariam para as quartas (Colômbia, França, Alemanha, Holanda, Costa Rica, Argentina, Bélgica e Brasil), e por fim acertou os resultados das semifinais entre Argentina e Holanda, e o vexame histórico de 7 a 1 da Alemanha sobre o Brasil

A Cortana também previu corretamente quem seria a seleção campeã da Copa, e não deu outra: os alemães fizeram a festa no Maracanã na tarde deste domingo (13) – para tristeza dos nossos queridos hermanos da Argentina. O único palpite que a plataforma errou foi no jogo do Brasil contra a Holanda, no último sábado (12), quando o sistema apontou que o time de Luiz Felipe Scolari sairia vencedor. Quem acompanhou sabe que não foi bem isso que aconteceu.

Então, por que isso aconteceu? A "culpa", por assim dizer, não foi da Cortana, mas sim do desempenho da seleção brasileira em partidas recentes. A assistente realizou suas previsões com base em várias informações armazenadas no motor de busca do Bing, como recorde anterior de vitórias, derrotas e empates em partidas eliminatórias, o tempo gasto durante jogos anteriores, vantagens de se jogar em casa e outros dados. Como as últimas derrotas da seleção não foram levadas em consideração, a Cortana então previu que a equipe seria a vencedora na partida contra os holandeses.

Fato é que a Cortana quebrou o recorde de adivinhações da Copa que antes pertencia ao famoso polvo Paul do campeonato da África do Sul, em 2010. Isso porque o software está em fase de testes no beta do novo sistema operacional móvel da Microsoft. Nos próximos meses, a companhia deve fazer melhorias que irão aprimorar ainda mais a experiência de usuário da plataforma – incluindo suporte ao idioma português, que deve ser lançado no ano que vem.

A Copa do Mundo no Brasil pode ter chegado ao fim. Mas em breve começam as eliminatórias para a Copa de 2018, que será realizada na Rússia, e o jeito é torcer para que a nossa seleção se classifique. Em todo o caso, para ter mais sorte nos futuros bolões que estão por vir, já sabe: não se esqueça de consultar a Cortana, pois tudo indica que suas previsões continuarão fazendo sucesso daqui para frente.

Últimas da Copa: