Como seria seu Windows Phone com MS-DOS?

Por Redação | 03 de Abril de 2015 às 08h47

Tudo bem que o 1º de Abril já passou e muita gente que não gosta das pegadinhas do Dia da Mentira está comemorando o fato da data ter ficado para trás. No entanto, não há como negar que algumas das brincadeiras feitas pelas empresas são tão boas que devem ser relembradas mesmo depois da data oficial, como é o caso da ótima sacada que a Microsoft teve.

A empresa decidiu brincar com a memória dos fãs ao anunciar um falso aplicativo que leva seu Windows Phone de volta aos tempos do MS-DOS. O app deveria mudar o visual de seu sistema, funcionando quase como uma máquina do tempo que joga o usuário para 1995 e deixando tanto o visual quanto as funções do smartphone compatíveis com a tecnologia que tínhamos há duas décadas.

É claro que isso não existe, mas certamente algo do tipo atrairia a atenção dos usuários mais nostálgicos, que, por alguma razão, sentem falta das baixas resoluções e dos comandos complicados. Afinal, quem não tem saudades do velho ícone de internet com um telefone ao lado para não deixá-lo esquecer do que é conexão discada?

Só que a piada não se limitou apenas a alterar os ícones e foi um pouco mais a fundo, brincando também com alguns recursos existentes no Windows Phone. Com a ressurreição do MD-DOS nos smartphone, a própria câmera do aparelho, por exemplo, teria que ser adaptada para se adequar à tecnologia da época. O lado bom é que, se isso realmente acontecesse, você pelo menos contaria com algumas opções de qualidade, como ASCII e CGA — o que certamente deve ocupar bem menos espaço de armazenamento.

Além disso, o falso Windows Phone contaria também com o retorno dos famigerados comandos em DOS. Assim, você poderia relembrar algumas das lições da aula de informática dos anos 1990 em seu celular para executar alguns comandos básicos, como alterar a cor de fundo do app ou acessar sua agenda de contatos.

Windows Phone MS DOS

Só que a sacada mais genial da brincadeira foi mesclar toda essa complexidade que tínhamos há 20 anos com as novidades reais que a empresa está trazendo ao sistema. Assim, fica o exercício de imaginação: como a Cortana, a assistente pessoal da Microsoft, funcionaria em 1995? Bem, as imagens acima mostram que ela não iria ajudar a tornar as coisas mais simples.

Via: Mashable

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.