Brasil é o terceiro país com mais usuários de Windows Phone no mundo

Por Redação | 11.07.2014 às 14:10
photo_camera Divulgação

Longe da briga ferrenha entre Apple e Google no mundo dos sistemas operacionais móveis, a Microsoft está conquistando um número maior de usuários com seu Windows Phone. Há ainda quem duvide das funcionalidades da plataforma – afinal, ela tem como base o Windows para computadores, que continua criticado por muita gente –, entretanto um novo relatório mostra que, aos poucos, o software está crescendo. Mas em quais locais do planeta o sistema é mais utilizado?

De acordo com dados da AdDuplex, o sistema móvel da gigante de Redmond tem mostrado índices significativos em muitos países, como Estados Unidos e Índia, onde é mais usado (11% e 7,5% de participação, respectivamente). Em terceiro lugar vem o Brasil, com 6,9% da fatia do mercado de smartphones da Microsoft, seguido pela Rússia e Itália, cada uma com 4,3%, China e México, com 3,7% cada, Reino Unido (3,7%) e Alemanha (3,5%). Dos 20 países pesquisados, em último lugar está o Canadá (1,1%).

As informações do gráfico abaixo foram coletadas com base em 11 aplicativos gratuitos selecionados pela AdDuplex, uma das empresas responsáveis pelas propagandas exibidas nos apps de Windows Phone. Geralmente, esses anúncios não servem apenas para gerar renda aos desenvolvedores, mas também para gerar os dados em relatórios como os da AdDuplex. O infográfico abaixo, por exemplo, foi composto com dados colhidos durante todo o dia 8 de julho de 2014, em que 200 mil pessoas acessaram aplicativos contendo anúncios desenvolvidos pela companhia.

Windows Phone

Brasil é o terceiro maior mercado de Windows Phone no mundo (Foto: Divulgação/AdDuplex)

Uma pesquisa divulgada em fevereiro deste ano já apontava um crescimento no número de usuários, especialmente aqui no Brasil. Segundo o IDC (International Data Corporation), a plataforma móvel da Microsoft é a segunda mais usada no país, à frente do iOS, da Apple, e atrás apenas do Android, do Google. No quarto trimestre de 2013, o sistema teve um aumento de 1,6% e atingiu 6% de participação no mercado nacional. Foi também o quarto trimestre consecutivo em que o software cresceu no país.

Além disso, o sistema operacional da Microsoft foi o que cresceu de maneira mais rápida no planeta no ano passado – aproximadamente 91% em comparação com 2012. Segundo a ABI Research, o número de aparelhos vendidos com Windows Phone 8 mais do que dobrou no ano passado, registrando um crescimento de 104%. No último trimestre de 2013, foram 10,9 milhões de unidades vendidas, contra 5,3 milhões do mesmo período em 2012.

A previsão é que as vendas de aparelhos com WinPhone alcancem 47 milhões de unidades até o final de 2014. E tem mais: o IDC estma que a participação do Windows Phone no mercado dobre nos próximos quatro anos, aumentando de 3,4% para 6,8%

Leia também: