Beta do Windows Phone 9 pode chegar a todos os usuários do WP8 em janeiro

Por Redação | 16 de Setembro de 2014 às 11h02

O Windows Phone 8.x deixou muitos de seus usuários satisfeitos com seus recursos melhorados e características aprimoradas. Mas agora parece que a Microsoft está pronta para dar o próximo passo e evoluir ainda mais o seu sistema operacional móvel.

De acordo com o TechRadar e o NokiaPowerUser, parece que Redmond está prestes a lançar a primeira versão para teste público do Windows Phone 9. Rumores apontam que não deverá demorar muito para essa nova versão poder ser testada por todos. Há, inclusive, quem especule que ela chegará já em janeiro de 2015.

Aqueles que possuem celulares Windows Phone mais antigos talvez tenham motivos para se animar com esse rumor, pois segundo as fontes é provável que o Beta do WP9 seja compatível com todos os aparelhos que atualmente rodam Windows Phone 8, incluindo o Lumia 520. Entretanto, nem todas as novas funções estarão disponíveis e dependerão do aparelho: multitasking com tela dividida, por exemplo, poderá não estar disponível para aparelhos de telas pequenas, funcionando somente em phablets.

Também é provável que o Windows Phone 9 seja parte dos esforços da Microsoft de unificar as plataformas e lançar um único sistema operacional modular, que substituiria o Windows 8, o Windows RT e o atual Windows Phone 8 e que rodaria os chamados Aplicativos Universais. Segundo esse conceito, um único app rodaria nos 3 sistemas ao invés de existir uma versão para cada sistema. O Windows Phone 9 seria, então, uma espécie de "módulo mobile" do Windows 9.

De qualquer forma, com certeza mais notícias sobre os novos sistemas operacionais da Microsoft surgirão nos próximos meses. Vamos ficar de olho!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.