10 motivos para você preferir o Windows Phone ao iOS

Por William Nascimento

A guerra entre os principais sistemas operacionais móveis do mercado só tende a aumentar com o passar dos meses. Android, iOS e Windows Phone representam praticamente toda a parcela de smartphones ativos atualmente e, enquanto o sistema do Google é o mais utilizado em todo mundo, o iOS vê um crescente avanço da plataforma da Microsoft. Com o lançamento do Windows 10 para os smartphones, que deve ocorrer ainda este ano, a plataforma deve ganhar um grande número de adeptos que querem a unificação dos sistemas de seu computador e smartphone.

Mesmo que ainda não ofereça uma quantidade significativa de apps, não tenha a fama e o status do iOS, o Windows Phone tem muitos recursos que não estão presentes no sistema da Apple. Em suas últimas atualizações, o Windows Phone promete oferecer recursos que vão tornar o uso do software mais agradável.

O Windows Phone 8.1 trouxe como novo recurso a Cortana, assistente virtual do sistema que traz uma integração precisa com o ecossistema da Microsoft, em especial com o Bing. No entanto, não são só essas as diferenças entre os dois sistemas. Listamos 10 motivos para escolher o Windows Phone ao iOS.

1. Maior variedade de dispositivos

Windows Phone

Enquanto que você pode apenas optar por um iPhone, caso escolha o sistema iOS para o seu celular, com o Windows Phone você conta com uma grande variedade de dispositivos. É possível encontrar aparelhos baratos e bastante acessíveis, como é o caso do Lumia 530, que é vendido no site da Microsoft por R$ 289,00. Se você quer um smartphone mais potente, a escolha pode ser o Lumia 930 ou o Lumia 1520, que apresentam configurações invejáveis para a maioria dos aparelhos do mercado.

2. Integração com o ecossistema da Microsoft

Windows Phone

Não há sistema móvel no mundo com melhor integração com o ecossistema da Microsoft do que o Windows Phone. Mesmo que os produtos da empresa sejam disponibilizados para o iOS, como é o caso do Skype e do Office, no Windows Phone tais serviços funcionam de maneira muito mais eficiente e integrada com outros apps. É de se esperar que a Microsoft desenvolva seu sistema com integrações superiores em diversos aplicativos.

3. Preços mais acessíveis

Windows Phone

Se você se interessar pelo smartphone mais recente com o sistema iOS, terá de optar pelo iPhone 6 ou 6 Plus. Como você já deve saber, os valores de ambos os aparelhos são bastante elevados para os padrões brasileiros. Por isso, antes de comprar um iPhone, é preciso pensar duas vezes se vale a pena investir uma quantia tão expressiva. Já os celulares com Windows Phone são bem mais acessíveis: o Lumia 1520, que apresenta recursos excelentes e é considerado um smartphone high-end, pode ser encontrado por menos de R$ 2.000 - o que é quase metade do valor de um iPhone 6 vendido no Brasil.

4. Maior armazenamento na nuvem

Windows Phone

Enquanto o iCloud, serviço de armazenamento na nuvem do iOS, oferece apenas 5 GB de espaço, há modelos da linha Lumia que disponibilizam 30 GB. Se você é um usuário que gosta de tirar muitas fotos e gravar vídeos, esta é uma excelente alternativa para hospedar seus arquivos.

5. Promessa de unificação de plataforma com o Windows 10

Windows Phone

Atualmente, o iOS pode ser considerado o sistema que melhor tem integração com algum sistema operacional para desktop. No caso do sistema da Apple, ele conta com uma boa harmonia com o Mac OS. Mas a Microsoft promete superar qualquer concorrente no que diz respeito a harmonia de sistemas móveis com sistemas para desktops. O Windows 10 deve unificar todas as plataformas em um único lugar. ou seja, o que você faz em um smartphone poderá ser feito em um notebook, e vice-versa.

6. Personalização da tela de bloqueio

Windows Phone

O iOS não permite muitas alterações na tela de bloqueio, tanto do iPhone como do iPad. Isso é diferente no caso do Windows Phone. É possível realizar diversas modificações que deixam a cara do sistema bem personalizada de acordo com o gosto do usuário. Além disso, há vários aplicativos que alteram significativamente a aparência da tela de bloqueio.

7. Jogar games do Xbox

Windows Phone

Algo ausente no iOS é a integração com a plataforma Xbox. Com o Windows Phone, os usuários podem jogar diversos games em seus smartphones. Assim, é possível tirar o máximo de proveito dos jogos favoritos. Games como Jetpack Joyride, Fifa 14 e Asphalt 6 estão disponíveis para os usuários do sistema móvel da Microsoft.

8. Sensor de Wi-Fi

Windows Phone

O Sensor Wi-Fi presente no Windows Phone ajuda economizar dados da rede, conectando automaticamente em redes abertas de crowdsourcing. Essa tecnologia pode até mesmo aceitar os termos de uso em seu nome e fornecer outras informações para as redes que as solicitam. É possível utilizar o Sensor Wi-Fi para compartilhar o acesso a conexões protegidas por senha com os seus contatos.

9. Ferramentas corporativas superiores

Windows Phone

Além de contar com melhor integração de serviços como Skype, Office e Outlook, os profissionais utilizam o Windows Phone podem usar VPN para se conectar à rede da empresa no seu telefone. S/MIME traz maior segurança para e-mails enviados e recebidos por meio de um cadastro Exchange ActiveSync (EAS), e com contas da empresa as companhias podem oferecer aos funcionários os aplicativos e dados necessários para fazer o seu trabalho. Além disso, o Windows Phone possui novos recursos do Office Mobile que facilitam o trabalho remoto.

10. Resumo do que está acontecendo nos apps (Live Tile)

Windows Phone

Outra característica presente no Windows Phone e ausente no iOS é o recurso de exibir pequenos resumos de alguns aplicativos sem precisar sair da tala inicial. Neste caso, é possível obter informações sobre redes sociais (Twitter e Facebook, por exemplo), clima, notícias (Flipboard) e funcionalidades de outros programas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.