Espaço
Da Apollo 1 à Apollo 11: saiba o que fez cada missão
Foto: NASA

Apollo 1

Seria a primeira tripulada, mas foi marcada por uma tragédia. Em 27 de janeiro de 1967, um incêndio dentro da cabine de comando tirou a vida dos astronautas durante um teste em Terra. Hoje, existe um memorial em homenagem a eles no Centro Espacial Kennedy, da NASA.

Foto: NASA

Apollo 2 e 3

Se você procurar nas listas de missões Apollo, provavelmente não encontrará as Apollo 2 e 3. Isso acontece porque, devido ao acidente com a Apollo 1, a NASA decidiu alterar as nomenclaturas das missões e decidiu que a próxima missão seria chamada Apollo 4.

Foto: NASA

Apollo 4

Foi o primeiro voo não tripulado do foguete Saturn V e seria a primeira vez que uma espaçonave Apollo voltaria à atmosfera terrestre na velocidade de uma trajetória de retorno da Lua. Durou quase nove horas e a NASA considerou a missão um sucesso completo, chamando-a de “o primeiro grande passo”.

Foto: NASA

Apollo 5 e 6

Apollo 5 foi o primeiro voo teste não tripulado do Módulo Lunar Apollo. O voo teve duração de 11 horas e 10 minutos com o objetivo de testar no espaço o Módulo Lunar, seus motores, estágios e sistemas operacionais.

Já a Apollo 6 foi um teste não tripulado do foguete Saturn V. Os três estágios apresentaram problemas, o que acabou prejudicando um outro objetivo da missão, que era testar o Módulo de Serviço na reentrada.

Foto: NASA

Apollo 7

Aqui começa o retorno dos voos tripulados após a tragédia da Apollo 1. A Apollo 7 decolou em 11 de outubro de 1968. Os sistemas estavam operando normalmente, mas a equipe experimentou algum desconforto físico. Após cerca de 15 horas de voo, os astronautas tiveram um forte resfriado, o que é particularmente incômodo quando se está num ambiente de microgravidade.

A Apollo 7 proporcionou a primeira transmissão ao vivo de americanos no espaço.

Foto: NASA

Apollo 8

A missão Apollo 8 foi a primeira que levou astronautas à órbita da Lua. Levou quase três dias para alcançar a Lua e a tripulação orbitou o satélite natural dez vezes dentro de vinte horas, com direito a uma transmissão televisiva na véspera de Natal, assistida por milhares de pessoas ao redor do mundo. Foi aqui também que pudemos observar a Terra vista da Lua, com imagens emocionantes.

Foto: NASA

Apollo 9

Esse foi o primeiro voo para operar o módulo de comando e serviço junto com o Módulo Lunar Apollo, que futuramente serviria para descer no solo lunar e voltar à órbita da Lua.

Os astronautas passaram 10 dias no espaço e a operação foi considerada um sucesso.

Foto: NASA

Apollo 10

Esta missão teve o primeiro voo para operar o módulo de comando e serviço junto com o Módulo Lunar Apollo, que futuramente serviria para descer no solo lunar e voltar à órbita da Lua.

Foto: NASA

Apollo 11

Com a Apollo 11, os EUA finalmente conseguiram pousar seres humanos na Lua. A missão foi lançada com o foguete Saturn V em 16 de julho de 1969, e foi a quinta missão tripulada do programa Apollo. A alunissagem foi transmitida ao vivo pela televisão para o mundo todo, e a missão marcou o início do fim da Corrida Espacial com os rivais soviéticos.

Foto: NASA

Demais missões

O programa Apollo continuou, acabando com a Apollo 17 em 1972. Depois, veio uma missão chamada Apollo-Soyuz, em 1975, em parceria com os soviéticos, marcando, de uma vez por todas, o fim da rivalidade entre os países. A partir daí, o interesse popular em missões lunares caiu, até que chegamos ao momento atual, com a NASA planejando levar novos astronautas à superfície lunar em 2024 no Programa Artemis. Quer conhecer mais sobre a história do Programa Apollo?

Foto: NASA