Publicidade

Análise | Honor Zero, uma pulseira inteligente ultraleve e resistente à água

Por| 27 de Junho de 2018 às 09h29

Link copiado!

Leonardo Pavini
Leonardo Pavini
Tudo sobre Huawei

Depois daquele “boom” logo no lançamento, os relógios inteligentes deram uma certa sumida do mercado. Mas o último ano foi relativamente bom. Segundo dados da IDC, 115,4 milhões de dispositivos do tipo foram comercializados em 2017, um aumento de 7,7% em relação a 2016.

Dentre estes, ganharam espaço no mercado também as smartbands. A Honor Zero é um bom exemplo de modelo com funcionalidades básicas, visual discreto e estritamente voltada para práticas comuns.

Design e compatibilidade

Disponível em dois tamanhos (244,4 x 38 x 9,5 mm e 229,4 x 38 x 9,5 mm), a Honor Zero, também conhecida como Honor Band Z1, tem um design bastante peculiar. As pulseiras são bem suaves, os materiais emborrachados não incomodam e ela pesa somente 24 gramas (incluindo a pulseira).

Continua após a publicidade

Já o corpo do relógio é muito legal. Trata-se de uma pequena peça arredondada que é uma espécie de mininavinha sem botão algum. O formato circular, entretanto, esconde um display OLED monocromático de 1,06 polegadas com resolução de 128 x 128 pixels. É um painel quadradinho no meio do corpo.

Além de não ter nenhum botão, a Honor Zero também não traz nenhum sensor de frequência cardíaca. Por outro lado, ele traz conexão Bluetooth 4.1 e certificação IP68. Para quem pratica esportes, ou mesmo para quem quer tomar banho sem tirar o relógio do pulso, o dispositivo aguenta tranquilamente o tranco.

Mas aqui vai um aviso: relógios arranham quando você raspa ele em paredes ou outros objetos. Isto é normal. Mas nós percebemos alguns arranhões leves na Zero que surgiram que nem o Mestre dos Magos: do nada!

Continua após a publicidade

O dispositivo é compatível tanto com Android quanto com iPhone. Para fazer o pareamento com o smartphone, é preciso baixar o aplicativo Huawei Wear e seguir as rápidas etapas para conectar ambos. Ainda no app, você consegue conferir dados do Huawei Health (outro app, porém voltado para saúde), adicionar alarmes, lembretes, atualizar a sua pulseira e gerenciar outras configurações.

Mas, prepare-se: este não é um dispositivo criado pensando no mercado brasileiro. Sendo assim, o idioma padrão será o chinês. Para utilizá-lo em inglês, no caso, a única solução rápida e viável que nós encontramos foi alterar o idioma do próprio smartphone conectado ao Zero.

Outra coisinha: você até pode atender ligações direto da pulseira, mas algumas funções, como a de capturar fotos (como botão para o obturador), só rolam em dispositivos iOS.

Usabilidade, bateria e conexões

Continua após a publicidade

Bom, a pulseira Honor Zero funciona bem para o que se propõe. Ela faz o monitoramento de suas atividades, calculando a quantidade de passos, distância percorrida, calorias queimadas e também pode monitorar o seu sono.

Estes são alguns dos recursos básicos de quem quer ter uma pulseira/relógio inteligente para fazer o monitoramento, porém não quer gastar muito dinheiro para isso. A utilização por gestos também é incrivelmente simples, e, como existem poucos menus e opções, em questão de minutos você já compreende totalmente a interface.

Ah, claro, você pode escolher entre até sete mostradores. Todos eles são bem simples, mas com informações diretas, o que é bastante legal.

Continua após a publicidade

Uma das coisas mais bacanas da Honor Zero é que você acaba tendo um acessório simples, pequeno e que cumpre bem o seu papel. Quer dizer, vez ou outra o contador de passos pode dar uma bugada, mas a margem de erro, se comparada com outras pulseiras e relógios mais sofisticados, acaba não sendo grande.

Ela também pode exibir notificações dos seus aplicativos, e você pode gerenciar quais podem fazer isso dentro do aplicativo Huawei Wear. Se você é mais do tipo que só quer acompanhar suas atividades, dentro do Huawei Health há um espaço dedicado para você criar treinos personalizados.

Só que, apesar de ser uma pulseira simples e cheia de funções, ela tem bateria de 70 mAh. A Honor cita na caixa uma autonomia de 4 dias de uso, mas nós realmente só conseguimos um uso mais prolongado com o Bluetooth desligado.

Continua após a publicidade

Aliás, o Bluetooth tem alcance bastante curto, diga-se de passagem. Se você deixar o smartphone numa sala e for para outra com o relógio, mesmo que a distância não seja longa, a conexão já se perde. É, o Wi-Fi ia ajudar pra caramba nessas horas...

Mas, voltando à bateria, a Zero costuma descarregar somente no terceiro dia de uso com a conexão desligada. Com o Bluetooth ligado, recebendo notificações e olhando a hora normalmente, você consegue uma autonomia de aproximadamente 36 horas.

A parte boa é que o conector para recarregar ela é bem simples, e não leva muito tempo. Em menos de 30 minutos, conectada na porta USB, a Zero já estará totalmente carregada.

O que achamos?

Continua após a publicidade

Em resumo, a Honor Zero cumpre muito bem o que lhe é proposto. Ela é leve, tem visual simples, é confortável e faz o monitoramento de suas atividades físicas numa boa. Além do mais, ela pode ser submersa por até 1 hora em água doce e tem uma interface muito, mas muito simples e funcional.

Dentro dela, a Honor colocou um processador Cortex M4 STM32F411 (100 MHz) com foco em eficiência energética, o que em tese ajudaria bastante a deixar o display dela sempre ligado. Isso não acontece, infelizmente, embora pudesse ser algo muito legal e que daria ainda mais utilidade ao dispositivo.

De qualquer forma, estamos falando de uma pulseira fitness que custa cerca de US$ 54, ou algo próximo aos R$ 200 se convertermos diretamente para a nossa moeda. Neste caso, para quem busca um produto do tipo, sem gastar muito e com funções legais, a Zero pode ser uma boa opção.

A Honor Zero pode ser encontrada na loja GearBest com um dos preços mais baixos da atualidade.