Primeira multa por dirigir usando o Google Glass é aplicada nos EUA

Por Redação | 04 de Dezembro de 2013 às 16h16
photo_camera Divulgação

O fato, um tanto quanto inusitado, aconteceu com a desenvolvedora Cecilia Abadie, quando ela diriga usando seu Google Glass por San Diego, na Califórnia. Segundo a desenvolvedora, que usou seu perfil no Google+ para contar o ocorrido, ela trafegava acima da velocidade permitida na autoestrada e, quando abordada pelo policial, pensou que a multa seria por esse motivo.

“Um policial acabou de me parar e me deu uma multa por usar o Google Glass enquanto dirigia! A frase diz exatamente isso: 'dirigindo com monitor visível para o motorista (Google Glass)'. É ilegal dirigir com o Google Glass na cabeça ou esse policial está errado? Qualquer conselho legal será agradecido! Isso aconteceu na Califórnia. Vocês conhecem outros GlassExplorers que tenham levado uma multa parecida em qualquer outro lugar dos EUA?”, desabafou na publicação.

Ao que tudo indica, o oficial enquadrou Abadie na lei de trânsito de número 27602 da Califórnia. Nela, o Estado proíbe os motoristas de assistirem a vídeos enquanto dirigem:

"Uma pessoa não deverá dirigir um veículo motorizado caso um receptor de televisão, um monitor de vídeo, uma TV, uma tela de vídeo ou qualquer outra forma de exibição de conteúdo televisivo ou sinal de vídeo que exiba entretenimento ou aplicações de negócios opere e esteja localizado no veículo motorizado em ponto à frente do encosto do assento do motorista ou esteja visível para o motorista”.

De acordo com Abadie, o gadget estava desligado no momento em que dirigia e a multa foi aplicada e, claramente, isso não seria suficiente para puní-la. O fato é que, inocente ou culpada, a desenvolvedora parece ter sido a primeira pessoa a receber uma multa de trânsito por usar o Google Glass enquanto dirigia.

O julgamento do caso deverá acontecer em janeiro.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!