Polícia de Dubai vai usar Google Glass no combate ao crime

Por Redação | 03 de Outubro de 2014 às 09h25
photo_camera Divulgação

A extravagância é uma das principais características da cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Por lá, policiais e guardas de trânsito utilizam carros como Bugattis e Lamborghinis no combate ao crime, enquanto mantêm um nível bastante reduzido de violência. Agora, a força local ganhará mais uma grande ajuda: o Google Glass, de acordo com as informações do jornal Gulf News.

O governo do país está investindo muito dinheiro na informatização completa de seu banco de dados, além de trabalhar junto aos funcionários para instruí-los sobre como utilizar os novos sistemas. Essa integração passa pela criação de um sistema de reconhecimento facial, com imagens tiradas da documentação oficial. E é justamente aí que entra a utilização do Google Glass.

A partir de novembro, policiais de Dubai passarão a utilizar os óculos para reconhecer rapidamente suspeitos a partir dos tais bancos de dados. A novidade é capaz de identificar os criminosos e emitir alertas para o smartphone do oficial, que pode seguir em frente com as atitudes devidas para cada caso.

O projeto já está sendo testado nas ruas da cidade pelos guardas de trânsito, que usam o Google Glass para capturar imagens de comportamentos irregulares e registrar placas dos infratores. Assim, o sistema integrado poderá levantar rapidamente a ficha daqueles que foram parados pela polícia, diminuindo a quantidade de erros e cortando as centrais, que servem como intermediárias a todo o processo.

O objetivo final é ousado: atingir criminalidade zero. Trata-se de algo ambicioso, mas totalmente necessário, principalmente em uma cidade reconhecida por sua riqueza, sendo considerada um dos destinos mais luxuosos do mundo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.