Médico usa Google Glass para salvar homem

Por Redação | 10.04.2014 às 13:55

Parece coisa saída de filmes de Steven Spielberg ou Stanley Kubrick. Mas a utilização do Google Glass em uma emergência médica salvou a vida de um homem. É o que conta o doutor Steven Horng, do Beth Israel Deaconess Medical Center, em Boston, em matéria veiculada pelo Boston Globe.

O episódio aconteceu em janeiro. O paciente em questão apresentava derrame no cérebro e é alérgico a certos tipos de medicamentos. Enquanto fazia o atendimento, Horng buscou informações sobre quais drogas aplicar e, sem deixá-lo esperando, acessou seu histórico médico com a ajuda dos óculos inteligentes e encontrou o remédio correto.

A bem-sucedida experiência contagiou todo o hospital e agora todos os médicos do pronto-socorro passaram a utilizar o Google Glass durante seus turnos. Como o gadget ainda não está disponível comercialmente, os óculos utilizados pelos médicos não possuem todas suas funções liberadas, até mesmo por questões éticas e de privacidade.

Para evitar essas preocupações, o Google Glass utilizado pelo doutor Horng tem funções ainda sob padronização para o fim médico. Os óculos de Horng, por exemplo, não têm os softwares tradicionais e não podem ser retirados da rede Wi-Fi do Beth Israel Deaconess Medical Center, assim como o conteúdo do paciente não pode ser compartilhado via Google.

Para fazer o uso sem ferir a privacidade, as salas de cada paciente possuem um Quick Response (QR) Code, ou código de rápida consulta. Assim, basta ao médico, em uma situação de emergência, direcionar os óculos para esses QR codes para ter acesso aos dados necessários, sem ter que utilizar as mãos.

Outros usos experimentais também estão em andamento – como uma "videoconferência" entre um cirurgião de pronto-socorro com um especialista em queimaduras, por exemplo – e somente depois do lançamento oficial do gadget é que poderemos mensurar melhor a extensão das atividades em que o Google Glass poderá ser utilizado.

Fonte: http://www.bostonglobe.com/business/2014/04/08/beth-israel-use-google-glass-throughout-emergency-room/WhIXcVzkpn7MOCAhKuRJZL/story.html?s_campaign=sm_tw