O Google Glass pode prejudicar a sua visão?

Por Redação | 06 de Maio de 2013 às 10h11

Se você passa o dia inteiro trabalhando no computador, já deve ter vivenciado alguns desses sintomas: olhos vermelhos, lacrimejamento, visão embaçada ou dor de cabeça. Se isso costuma acontecer quando passamos muito tempo na frente de uma tela, quais riscos o Google Glass pode oferecer para a nossa visão?

Em um documento fornecido pelo Google, a empresa não recomenda que crianças menores de 13 anos façam uso dos óculos. Os motivos citados por eles incluem o fato do Glass poder afetar o desenvolvimento da visão e o risco de ele se quebrar, podendo ferir a criança.

Procurado pelo Gizmodo, o Dr. Jim Sheedy, Diretor de Pesquisas na área de oftalmologia do Pacific College of Optometry's Vision Performance Institute, nos EUA, afirmou que não vê problemas em crianças usarem o Glass, a princípio, e que encara o documento como uma simples medida legal para evitar possíveis processos judiciais.

Um problema que pode vir a ocorrer com o uso do Glass, no entanto, é a dor de cabeça causada pela mudança de foco - alternar entre olhar para a tela e para a realidade. Segundo o Dr. Sheedy, algumas pessoas podem demorar a se acostumar com isso, sofrendo com dores de cabeça e, talvez, até mesmo com náuseas.

Para o Google, porém, tudo parece estar sob controle. “Nós estudamos o conforto do design e a segurança bem de perto e não encontramos motivos para preocupação. Isso é algo que continuaremos monitorando com cuidado. Nós temos trabalhado com oftalmologistas durante todo o processo de desenvolvimento [do Google Glass]”, afirmou a empresa em uma nota.

Apesar de ser um óculos com uma pequena tela acoplada à lente, o Google Glass não a mantém ligada o tempo todo. Sabe-se por meio de alguns relatos e documentos que o controle dos óculos se dá por meio de movimentos da cabeça, comandos de voz e até mesmo piscadas. Sendo assim, você só irá ativar a pequena tela quando realmente precisar dela. Dessa forma, usar o Glass pode ser tão prejudicial quanto olhar para a tela do smartphone – algo que você faz algumas vezes por dia.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.