Baidu apresenta o seu concorrente para o Google Glass

Por Redação | 03 de Setembro de 2014 às 16h43

O Baidu apresentou nesta quarta-feira, 3, em uma conferência, o protótipo do que será o novo concorrente do Google Glass, chamado de BaiduEye. A empresa é a líder em buscas na China e grande concorrente neste setor do Google.

Em abril do ano passado, a chinesa já havia sinalizado o possível lançamento de seus óculos de realidade aumentada. Na ocasião, circularam algumas informações sobre o protótipo BaiduEye. Porém, o anúncio oficial da empresa veio somente nesta manhã, quando os dispositivos foram apresentados com a companhia afirmando que estão em preparação para o lançamento no mercado.

De acordo com o site The Next Web, as principais diferenças entre o BaiduEye e o Google Glass é que o primeiro não possui display óptico acoplado, o que garante mais tempo de bateria podendo durar até 2 horas, e ele fica ajustado na cabeça do usuário.

O acabamento do BaiduEye pode não ser tão bonito e agradável de se ver quanto o do Google Glass, mas como o dispositivo trata-se ainda de um protótipo, mudanças no design e no acabamento podem acontecer antes que ele chegue definitivamente às lojas.

BaiduEye

O BaiduEye também faz scanner visual e identifica objetos que entram e saem do seu campo de visão, fornecendo informações sobre eles. O usuário poderá realizar, por exemplo, o escaneamento de um produto em um mercado pedindo para que o dispositivo forneça mais informações sobre ele, incluindo preços e especificações.

O BaiduEye possui uma peça auricular que fica presa à orelha e serve para transmitir informações por áudio ao usuário. Também, a câmera acoplada do outro lado da cabeça fornece informações de imagens e reconhecimento dos objetos.

A companhia acredita que o dispositivo irá ajudar muito, oferecendo uma alternativa de busca de informações e mantendo o usuário com as mãos livres. Assim como o Google, a empresa chinesa espera que o seu produto seja utilizado em benefício da saúde, medicina, educação e diversos outros setores.

O CEO do Baidu, Robin Li, declarou que em cinco anos, as buscas por comandos de voz passarão as buscas realizadas por meio de textos. Ele afirma ainda que os chineses já realizam pelo menos 500 buscas por comando de voz e imagens diariamente.

Inicialmente projetado para o varejo e para o mercado educacional, o BaiduEye ainda não possui uma data de lançamento prevista. A companhia também não anunciou o preço do dispositivo, mas comunicou que está trabalhando com várias empresas de hardware para começar a vender seu novo produto.

Fonte: http://idgnow.com.br/ti-pessoal/2014/09/03/baidu-anuncia-concorrente-do-google-glass-que-faz-buscas-por-comando-de-voz/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.