Aplicativo para Google Glass reconhece emoções das pessoas

Por Redação | 11 de Março de 2014 às 08h15

A empresa Emotient divulgou recentemente uma versão de avaliação de um sistema de reconhecimento facial para o Google Glass, o Sentiment Analysis. O aplicativo é capaz de ler e reconhecer as expressões faciais das pessoas através da câmera presente nos óculos do Google sem precisar de estruturas ou hardware externos.

O software utiliza algoritmos para identificar alterações de humor - bom ou mau - e emoções como alegria, tristeza, medo, raiva e repúdia, bem como reações de surpresa, frustração e confusão. Além das emoções, o Sentiment Analysis é capaz de reconhecer o gênero das pessoas.

Essa leitura é feita sem a necessidade de gravar um vídeo ou tirar uma fotografia das pessoas, tornando esta funcionalidade "anônima". Dessa forma, uma pessoa pode ser "lida" pelo Sentiment Analysis sem ciência de que está sendo interpretada.

Emotient2

Fonte: Emotient

Segundo a Emotient, a primeira versão beta do aplicativo é privada e focada em serviços de atendimento a clientes. A ideia é permitir àqueles que trabalham com vendas e atendimento a interpretar o que os clientes estão sentindo em uma determinada situação, possibilitando uma readequação de postura ao abordá-los depois da leitura ou mesmo antes do primeiro contato. Nesse contexto, o app funciona como uma ferramenta capaz de medir com mais precisão a satisfação dos clientes, além de avaliar o efeito de promoções e propagandas nas pessoas e na própria organização.

Embora aparentemente a inovação seja benéfica (principalmente para empresas), seu surgimento trouxe à tona antigas discussões sobre o efeito das tecnologias sobre a privacidade das pessoas. Nem todo mundo vai gostar da ideia de ser lido anônima e secretamente, mesmo que apenas para fins de pesquisa de satisfação.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.