Publicidade

Ônibus do DF agora aceitam pagamento por cartão de débito contactless

Por| 20 de Setembro de 2018 às 15h57

Link copiado!

Ônibus do DF agora aceitam pagamento por cartão de débito contactless
Ônibus do DF agora aceitam pagamento por cartão de débito contactless

O dinheiro físico está se tornando cada dia mais defasado e logo será um retrato do passado. A maior prova disso são os ônibus do Distrito Federal, que passarão a aceitar cartões de crédito e débito como forma de pagamento das passagens urbanas. Os passageiros candangos já fazem uso da praticidade nos ônibus do DFTrans desde a última quarta-feira (19), mas é necessário possuir cartões de débito com a tecnolgia contactless, aquela que permite que os pagamentos sejam feitos ao se aproximar o cartão das maquininhas.

Usando identificação por radiofrequencia ou comunicação em campo próximo, a tecnologia contactless também pode ser conquistada por meio de smartphones e smartwatches, além de ser considerada uma forma segura de fazer transações financeiras.

A inovação partiu de uma parceria da Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal com o Banco Regional de Brasília (BRB), incluindo também a empresa privada de ônibus Urbi. Por enquanto, apenas nove ônibus possuem os equipamentos necessários para permitir o pagamento com o cartão no validador, com linhas com destino a Samambaia e Recanto das Emas, duas cidades satélites da capital federal. É esperado que até o ano que vem todos os veículos rodando no DF tenham adaptações para permitir a novidade.

Continua após a publicidade

De acordo com o secretário de Mobilidade do Distrito Federal, Fábio Damasceno, a inovação "é uma tecnologia mundial. Por exemplo, alguém que venha de fora, de Londres, terá a tecnologia igual. Ele virá com o cartão e poderá usar no ônibus", explicou.

Mais Cidadão

Também em parceria com o Banco Regional de Brasília (BRB), o cartão multifuncional Mais Cidadão está sendo lançado em conjunto com a tecnologia contactless para pagamento de passagens urbanas, a fim de acostumar a população brasiliense a andar com menos dinheiro nos bolsos. Para o sercretário Damasceno, as medidas representam maior inclusão social e bancária: "A maior vantagem é a inclusão social. Isso vai ajudar que cada vez mais pessoas sejam bancalizadas. Elas começam a acostumar com o banco e a andar com menos dinheiro em mãos, isso gera segurança", disse o secretário, acrescentando que os cartões Mais Cidadão podem ser solicitados a partir da próxima segunda-feira (24) diretamente nos pontos de atendimento do BRBCard, com emissão gratuita.

Fonte: Correio Braziliense