Virtualização de datacenter pode reduzir até 35% dos custos de TI

Por Redação | 02 de Agosto de 2013 às 06h20

Uma pesquisa realizada pela empresa Ciena apontou que a virtualização de datacenters, além de ser uma tendência, pode ajudar a reduzir até 35% dos custos de TI. O investimento em infraestruturas de datacenter ao redor do mundo deve movimentar US$ 152 bilhões até 2016.

O estudo mostrou ainda que em 2008 apenas 8% das cargas de trabalho dos datacenters eram virtualizadas, um número que deve crescer para 60% até 2014. Com o crescente volume de dados armazenados pelas empresas, é preciso que o processo de virtualização de um datacenter seja planejado para que o uso da capacidade da rede fique dentro do esperado.

A Ciena diz que cerca de 50% das organizações podem reduzir as necessidades de capacidade pela metade se usarem uma rede em nuvem automatizada, sem contar que os custos dessa rede podem cair em até 40% se todo o datacenter estiver virtualizado.

Porém, os sistemas virtuais são mais complexos e interdependentes, e os departamentos de TI precisam de habilidades especializadas para manter tudo funcionando de maneira eficaz. A chamada "infraestrutura convergente" é o modelo de TI que promete melhorar a agilidade, eficiência e qualidade do serviço de tecnologia da informação.

Saiba mais: Infraestrutura convergente: quais são as características indispensáveis?

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.