Cinco dicas para o melhor gerenciamento do ambiente virtualizado

Por Colaborador externo

Por Francisco Panis Kaseker*

Quando o empresário decide virtualizar a empresa, após a escolha dos hypervisors (softwares que permitem criar máquinas virtuais e compartilhar recursos físicos), se depara com diversos recursos e funcionalidades para a gestão de centenas ou milhares de máquinas virtuais (VMs). Para descomplicar o trabalho de gerenciamento das máquinas virtuais é essencial contar com um gerenciador de hypervisors, que permita centralizar e simplificar os processos. Veja:

  • Unifique os sistemas – Algumas empresas precisam utilizar mais de um hypervisor por diversos motivos. Uma única ferramenta gerenciadora de hypervisors permite a padronização de acesso aos recursos e funcionalidades de todas as plataformas, facilitando a gestão.
  • Obtenha uma visão geral – Uma das principais vantagens de utilizar um gerenciador de virtualização é ter total conhecimento da infraestrutura do ambiente. Assim, em meio a 6 mil máquinas virtuais (VMs) é mais fácil localizar qualquer serviço, tarefa, registro de acesso e, principalmente, encontrar falhas.
  • Padronize relatórios – Sistemas, plataformas, serviços, espaço livre em disco, consumo de banda e CPU, memória etc. Tudo detalhado em um formato padrão, independentemente do hypervisor utilizado.
  • Facilite cópias e restauração de dados – Alta disponibilidade é fundamental para qualquer empresa, portanto, faça cópias de segurança sempre que for necessário, em um diretório fácil de ser encontrado, para realizar uma rápida restauração do sistema.
  • Documentação das metodologias – Por mais completa e amigável que seja a interface de um hypervisor, nenhuma solução garantirá a resolução de todos os seus problemas. A documentação dos processos e políticas de gerenciamento dos sistemas, principalmente para backups, instalação e gerenciamento das soluções de virtualização, garantem que, quando um problema surgir e o seu gerenciamento de hypervisors não tiver a ferramenta para resolver, o responsável não gastará muito tempo tentando descobrir o que um administrador fez no sistema cinco anos atrás.

*Francisco Panis Kaseker (francisco.kaseker@mandriva.com.br) é especialista em cloud da Mandriva, fabricante franco-brasileira de software livre para o mercado corporativo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.