Site que "adivinha" idade pode estar guardando suas fotos

Por Redação | 05 de Maio de 2015 às 11h18

Nos últimos dias um novo aplicativo virou febre entre os internautas. O site viral da Microsoft, chamado "How Old Do I Look", faz o que muitas pessoas não gostariam que acontecesse na vida real: estima sua idade a partir da análise de uma foto.

Para testar a ferramenta, basta fazer o upload de uma foto sua, ou até mesmo de uma celebridade, para que o site utilize reconhecimento facial e outros algoritmos baseados na nuvem para fazer uma suposição "inteligente" da sua idade e sexo.

Às vezes, o site consegue acertar a idade aproximada das pessoas, mas na maioria das vezes ele erra feio, soando extremamente lisonjeiro ao diminuir a idade estimada de quem está na foto ou jogando a autoestima lá em baixo ao ultrapassar – e muito – o número. Mas as pessoas de fato estão se divertindo com isso nas redes sociais.

How Old Do I Look

Privacidade

Porém, apesar da diversão proporcionada pelo app, o serviço pode ter um lado negativo: manter suas fotos no ecossistema de produtos da Microsoft. Alguns usuários têm notado que, apesar da mensagem na página inicial do site dizer que "nós não guardamos a foto [carregada no site]", os termos de uso do serviço sugerem algo diferente.

Basicamente, se você postar, carregar, fornecer ou se submeter aos termos do site, estará concedendo à Microsoft e suas empresas afiliadas as permissões necessárias para usar os dados submetidos ao serviço em seus negócios de Internet. Isso inclui, sem limitação, os direitos de licença para copiar, distribuir, transmitir, exibir publicamente, reproduzir, editar, traduzir e reformatar as informações submetidas ao site.

Aparentemente, os termos de uso estão em conflito direto uns com os outros: um promete que a Microsoft não vai guardar suas fotos, enquanto outro indica claramente que, ao subir sua foto para o site, você está dando permissão para a Microsoft usá-la.

O site Mashable procurou a Microsoft para entender o caso e um porta-voz da empresa explicou a aparente discrepância:

"O How-old.net não armazena ou compartilha as fotos. Os termos de uso do serviço são precisos. OS desenvolvedores podem escolher como os seus aplicativos funcionam. Os desenvolvedores do How-old.net optaram por não armazenar ou compartilhar fotos desse app. Esses termos de uso são como os de outras empresas".

Em outras palavras, o How Old Do I Look não tem a intenção de armazenar suas fotos, mas os seus termos de uso dão à Microsoft o direito de lidar com qualquer informação carregada para o site da forma que achar melhor, caso considere pertinente.

Com informações do Mashable
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.