Robô cai do palco em apresentação e arranca risos da plateia

Por Redação | 09 de Agosto de 2017 às 11h07

A Boston Dynamics é uma das mais renomadas empresas de engenharia robótica e construiu uma reputação invejável ao longo dos anos neste setor. Mas nem sempre tudo ocorre como o esperado e, durante uma demonstração em um congresso de tecnologia e ciência em Massachusetts, Estados Unidos, um dos robôs da companhia cometeu uma tremenda gafe tropeçando e caindo do palco em frente a centenas de espectadores.

O ocorrido aconteceu em junho, mas o vídeo da queda viralizou somente agora. Marc Raibert, CEO da Boston Dynamics, decidiu apresentar, durante o evento, a nova versão do robô Atlas, que tem a capacidade de se equilibrar e de se locomover mesmo em ambientes íngremes. Durante a apresentação, o executivo teve algumas dificuldades para demonstrar a habilidade do Atlas de pegar uma caixa colocada no palco. De início, os sensores de reconhecimento do Atlas não identificaram a caixa, o que arrancou alguns risos da plateia. "É o curso normal dos negócios que as coisas não funcionem sempre", falou Raibert, tentando justificar o pequeno problema de seu robô, que depois acabou pegando a caixa.

Mas o pior ainda estava por vir. O Atlas continuou realizando algumas demonstrações e interagindo com o SpotMini, outro robô desenvolvido pela Boston Dynamics. Nas tarefas executadas com sucesso, o Atlas tentava levantar uma caixa do chão enquanto o SpotMini enganava o robô puxando o objeto. Graças a seus sensores, ele detectava automaticamente onde a caixa estava novamente e repetia a tarefa. Mas foi na saída do androide que o desastre aconteceu.

Sob o controle de um humano, o Atlas tropeçou em um projetor de luz situado atrás do palco ao tentar sair da apresentação, caindo ao fundo entre as cortinas. O tombo arrancou risos da plateia e mostrou que talvez fosse melhor que o robô saísse de cena por conta própria. Raibert olhou para trás para tentar entender o ocorrido, mas já era tarde para salvar o pobre robô.

Fonte: Digital Trends

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.