Posse e suspensão de Lula do ministério levam internet à loucura

Por Joyce Macedo | 17 de Março de 2016 às 13h45

Esta tem sido uma semana marcante para a história do Brasil, mas apesar de tantos assuntos sérios estarem sendo debatidos à exaustão no âmbito político, isso não impede que as pessoas corram para as redes sociais para manifestar sua opinião – ou quase isso.

Nesta quinta-feira (17), a internet foi à loucura com uma sequência de fatos e reviravoltas que aconteceram à uma velocidade digna do reinado da Miss Colômbia e dos 7x1 na Copa do Mundo. A situação ainda está bem confusa e sem indícios de que está próxima de uma resolução. Mas, basicamente, o que aconteceu foi o seguinte:

Grampo

Na última quarta-feira (16), o Palácio do Planalto anunciou a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro da Casa Civil por meio de uma nota oficial. A notícia gerou alvoroço entre os internautas e muita revolta entre aqueles que são contrários ao governo da atual presidente.

No período da tarde, por volta das 18h, o juiz Sérgio Moro retirou o sigilo de interceptações telefônicas do ex-presidente. As conversas gravadas pela Polícia Federal incluíam um diálogo da presidente Dilma Rousseff dizendo que estava mandando o documento de posse e que Lula só deveria usá-lo "em caso de necessidade". Pronto. A confusão estava armada e a web pegou fogo!

Grampo meme

Imagem: Reprodução (Internet)

Enquanto apoiadores do governo – e também a própria presidente – se manifestaram para dizer que o grampo usado para gravar os áudios era ilegal e que os vazamentos foram seletivos, aqueles que são contra o atual governo sugeriam que a gravação mostrava que a posse seria uma manobra para driblar a investigação de Lula na operação Lava Jato.

Agora, a questão que fica é: se as pessoas ficaram griladas com o vazamento de Sergio Moura, o que dizer sobre o caso de Edward Snowden? Polêmica.

Posse

Por volta das 11h10, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse como ministro-chefe da Casa Civil em cerimônia no Salão Nobre do Palácio do Planalto. Para tenar esclarecer o problema causado pelo áudio vazado no dia anterior, Dilma exibiu o documento de posse, sem a sua assinatura, e afirmou que era para ser usado caso Lula não pudesse comparecer ao evento de posse, pois a esposa do ex-presidente estava doente e poderia precisar da sua presença em São Paulo.

Posse Lula

Foto: Reprodução (Roberto Stuckert Filho/PR / O Financista)

Suspensão

Pouco tempo depois, por volta das 11h50, uma decisão da Justiça Federal de Brasília determinou a suspensão do ato de nomeação. A decisão liminar foi assinada pelo juiz de Itagiba Catta Preta Neto.

Suspensão posse

Imagem: Reprodução

Juiz é contestado

Por volta das 12h, enquanto os apoiadores da saída de Lula do Ministério comemoravam a decisão, o Twitter foi tomado por uma enxurrada de contestações e imagens alegando que o juiz em questão era a favor das manifestações que pediam o impeachment da presidente Dilma Rousseff, aliada de Lula. Screenshots de notícias que mostravam que o juiz federal já defendeu o juiz Sergio Moro de críticas de advogados em janeiro deste ano também pautaram as mídias sociais.

Juiz Lula

Reprodução: Twitter

Juiz Lula

Reprodução: Twitter

Juiz Lula

Reprodução: Twitter

Juiz Lula

Reprodução: Twitter

Conta deletada

Após a surra de prints, internautas alegaram que o juiz Itagiba Catta Preta Neto deletou sua conta antiga no Facebook e uma nova página foi criada do zero. Mas não teve jeito, seu nome foi para nos Trending Topics do Twitter.

Fora do ar

Anonymous Rio entraram no meio

Os anarquistas mascarados do Rio de Janeiro resolveram divulgar, na íntegra, um áudio da conversa grampeada entre Lula e Dilma, alegando que houve edição por parte da mídia.

ANONYMOUS

Para uns, a edição em nada mudou o teor da conversa. Para outros, foi manipulada. E você, o que acha? Escute o áudio todo aqui.

Polêmica das "mulheres de gr*lo duro"

Apesar da grande repercussão, a posse no Ministério não era a única pauta das conversas pegas na escuta telefônica. Em um dos áudios vazados pelo juiz Sérgio Moro na última quarta-feira (16), o ex-presidente também se refere às mulheres do Partido dos Trabalhadores (PT) de uma maneira que não agradou aos internautas, que foram para as redes sociais reclamar. "Cadê as mulheres do gr*lo duro do nosso partido?", disse o novo-ex-ministro.

Lula Polêmica
Lula Polêmica

Comissão de Impeachment ao vivo

Mas se depois de tudo isso a única coisa que você quer saber é se vai ou não vai ter impeachment, saiba que a câmara abriu sessão para eleger comissão do impeachment de Dilma. A sessão no plenário pode ser acompanhada ao vivo pelos "usuários mais assíduos" por meio deste link.

Memes

Como não poderia deixar de ser, a criação de memes está a todo vapor, acompanhando fielmente o ritmo das notícias. Geralmente, o Twitter é a plataforma que mais concentra este tipo de manifestação em tempo real, mas o assunto está tão viralizado que até mesmo o Facebook está acompanhando essa onda.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.