Meme do Momento: garoto com garrafa d'água cria novo "esporte" na web

Por Redação | 25.05.2016 às 21:46

Talvez o evento do vídeo abaixo não tenha a pompa e a circunstância dos grandes eventos esportivos mundiais. Mais uma coisa não se pode negar: tanto a tensão que antecedeu o arremesso de Mike Senatore quanto o posterior delírio da multidão em nada devem aos Jogos Olímpicos ou à Copa do Mundo.

“Não vai dar certo”, antecipou um sujeito pouco antes de a garrafa d’água do Sr. Senatore aterrissar perfeitamente em pé sobre a mesa armada à frente – embora não antes de rodopiar duas vezes no ar, inflando ainda mais os pulmões prontos a berrar histericamente. Bem, o que se pode dizer? O arremesso de garrafas d’água acabou por se tornar não apenas um meme, mas também uma das práticas desportivas mais comentadas atualmente pela internet.

Habilidade e concentração

Afinal, não se trata ali apenas da habilidade envolvida. Senatore, tal como os grandes desportistas, mostrou um misto de prática e concentração, a despeito da pressão óbvia da ocasião – mesmo que não tenha sido ele próprio a virar cambalhotas no ar antes de cair em uma piscina ou de aterrissar em um tatame.

Se o papo parece excessivamente dramático (mesmo que levemente humorado), certamente o mesmo se pode dizer das reações do público durante o show de talentos realizado na Ardrey Kell High School, em Charlotte, Carolina do Norte (EUA). “Ele se preparou durante anos para isso, mas mostrou que o esforço realmente recompensa”, disse um sujeito via Twitter, possivelmente emocionado (acredita-se).

Celebridade de internet

Como já seria de se esperar, o feito de Mike Senatore, após a comoção inicial, passou a se espalhar pela internet mais rápido do que alguém diria “Duplo twist carpado!”. Mas a acrobacia não ganhou apenas visualizações no YouTube e a atenção dos canais já presumíveis das redes sociais – incluindo Facebook e Reddit; Senatore chegou a chamar a atenção de algumas publicações respeitáveis de esporte.

“Lançamento de garrafas é o novo esporte do momento, e esse garoto do colegial é o seu próprio Lebron James”, escreveu o site SB Nation. “Esse lançamento de garrafa é a melhor coisa que eu vi em muito tempo”, colocou o Deadspin. “O que aconteceu? O que você viu? Você viu um artista dominar a multidão. Você viu arte”, disse o For The Win, publicação esportiva do USA Today.

garrafa de agua

Ok, em termos puramente atléticos, talvez a demanda do lançamento de garrafas d’água não seja tão grande quanto a do basquete profissional. Igualmente, parece pouco provável que a modalidade acabe nas Olimpíadas em um futuro próximo. Mas não se pode negar: há ali o mais puro espírito esportivo... Além de um vídeo incrivelmente viciante.

Fontes: YouTube.