Justiça manda Google retirar vídeo de Nissim Ourfali do YouTube

Por Redação | 16 de Março de 2016 às 16h39

Um dos grandes acontecimentos da internet brasileira no ano de 2012 foi uma paródia da música “What Makes You Beautiful”, da banda britânica One Direction, estrelada por um jovem garoto brasileiro. O vídeo, gravado por ocasião do Bar Mitzvah de Nissim Ourfali, festa típica da comunidade judaica, realizada quando um menino completa 13 anos de idade, foi parar no YouTube e virou um verdadeiro hit.

De lá para cá, a família Ourfali já tentou inúmeras vezes a retirada do vídeo da plataforma de vídeos do Google, sempre sem sucesso. Porém, após recurso, a 9ª Câmara de Direito Privado publicou nesta terça-feira (16) uma decisão favorável à família, obrigando os responsáveis pelo YouTube a remover todas as versões do vídeo que estiverem publicadas na plataforma. Como o processo envolve um menor de idade, ele corre em segredo de Justiça.

O Google ainda pode recorrer da decisão, mas, então, aproveite que este clássico da web brasileira pode sair do ar definitivamente para revê-lo novamente.

Por e-mail, a assessoria do YouTube entrou em contato com o Canaltech e informou que "o Google entende que a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo não observou a jurisprudência pacifica do STJ sobre a matéria, que reconhece a necessidade de indicação das URLs específicas do conteúdo para que seja possível fazer a remoção. O Tribunal também não aplicou o Marco Civil da Internet, que é o marco legal da matéria e também determina a indicação precisa da URL para permitir a remoção. Em razão disso, o Google recorrerá da decisão".

Via: Folha de S.Paulo

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!