Justiça manda Google retirar vídeo de Nissim Ourfali do YouTube

Por Redação | 16.03.2016 às 16:39 - atualizado em 16.03.2016 às 18:43

Um dos grandes acontecimentos da internet brasileira no ano de 2012 foi uma paródia da música “What Makes You Beautiful”, da banda britânica One Direction, estrelada por um jovem garoto brasileiro. O vídeo, gravado por ocasião do Bar Mitzvah de Nissim Ourfali, festa típica da comunidade judaica, realizada quando um menino completa 13 anos de idade, foi parar no YouTube e virou um verdadeiro hit.

De lá para cá, a família Ourfali já tentou inúmeras vezes a retirada do vídeo da plataforma de vídeos do Google, sempre sem sucesso. Porém, após recurso, a 9ª Câmara de Direito Privado publicou nesta terça-feira (16) uma decisão favorável à família, obrigando os responsáveis pelo YouTube a remover todas as versões do vídeo que estiverem publicadas na plataforma. Como o processo envolve um menor de idade, ele corre em segredo de Justiça.

O Google ainda pode recorrer da decisão, mas, então, aproveite que este clássico da web brasileira pode sair do ar definitivamente para revê-lo novamente.

Por e-mail, a assessoria do YouTube entrou em contato com o Canaltech e informou que "o Google entende que a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo não observou a jurisprudência pacifica do STJ sobre a matéria, que reconhece a necessidade de indicação das URLs específicas do conteúdo para que seja possível fazer a remoção. O Tribunal também não aplicou o Marco Civil da Internet, que é o marco legal da matéria e também determina a indicação precisa da URL para permitir a remoção. Em razão disso, o Google recorrerá da decisão".

Via: Folha de S.Paulo