Unboxing 36 / 41 vídeos

Xiaomi Youpin CIGA, um relógio mecânico automático

14:48 | Por Adriano Ponte | 04 de Julho de 2018
Tudo sobre

Xiaomi

Parte dos lançamentos de tecnologia da atualidade visa atender não apenas a necessidade de recursos dos fãs e clientes de uma marca; alguns produtos de empresas grandes como Samsung, Asus, LG e tantas outras carregam traços visíveis de "luxo" ou "estilo", tentando abraçar o público que se importa com seu estilo de vida, buscando produtos projetados para atender nichos de "lifestyle".

Um exemplo recente é o Xiaomi "Youpin CIGA Design", um produto com nome difícil e com pouca tecnologia recente. Estranho um lançamento desses em 2018? Não, principalmente ao lembrar a fatia do público que busca produtos de "lifestyle".

Vale lembrar que no mercado chinês a Xiaomi diversifica muito sua atuação, indo desde a produção de lâmpadas a até sapatos, logo um relógio mecânico automático é algo esperado.

O clássico relógio mecânico

A ideia "premium" desse Xiaomi "Youpin CIGA Design" é permitir a visualização de seus componentes em seu pulso, deixando o mecanismo funcional sempre visível sob os ponteiros com detalhes em vermelho. A caixa do relógio é feita de aço inoxidável, pintada por ionização. Esse trabalho ganhou o prêmio "Reddot Design award" em 2017. Seu vidro frontal é reforçado para evitar danos.

Nem tudo são flores: esse relógio provavelmente não passará desapercebido no pulso, sendo um enorme quadrado semitransparente com pulseira de couro; é fornecida uma pulseira adicional de aço no KIT inicial, todo acondicionado como um "livro" feito numa espécie de papel-cartão de alta densidade. Segundo a fabricante todos os materiais são hipoalergênicos.

O relógio em si é à prova d'água (até 3 ATM), e funciona apenas com energia mecânica - ou seja, é à corda; como trata-se de um relógio automático, pode-se notar um pêndulo interno na sua traseira, capaz de transformar qualquer movimento natural do seu braço/pulso em "dar corda" no relógio, permitindo que ele funcione indefinidamente enquanto você utilizá-lo. Pode não ser tecnologia nova, mas é eficaz até hoje. Fora do pulso ele aguenta até 40 horas de funcionamento até precisa de corda novamente, ou simplesmente ser recolocado no pulso.

Podemos concluir uma coisa: esse relógio é um passo fora dos smartwatches, voltado para quem literalmente quer ver a hora, e mais nada. Dentro desse estilo de vida mais clássico, temos um produto funcional, com preço no exterior que varia entre US$170 e US$200, um pouco proibitivo, classificando realmente este relógio como um pequeno "luxo" da Xiaomi.

Gostou desse vídeo?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.