Top Tech 9 / 30 vídeos

Grávida de Taubaté? Droga zumbi ? É FAKE NEWS! [Top Tech]

07:54 | Por Redação | 04 de Janeiro de 2018

Não adianta. Não importa quanto tempo temos de “experiência” na internet, um dia vamos acreditar em uma notícia falsa. As fake news sempre foram tendência nos meios de comunicação e um dos primeiros casos registrados foi a famosa Guerra dos Mundos, de 1938, que enganou uma população inteira apenas pela rádio.

Desde que a internet passou a fazer parte dos meios de comunicação, criar portais falsos e noticiar informações mentirosas passou a ser muito mais fácil. Basta ter uma história ou teoria, desenvolver um longo texto e inserir uma foto qualquer ou um vídeo editado para que ela pareça real e muitas pessoas acreditem.

Infelizmente as fake news não param de acontecer, mas enquanto esperamos uma solução para este problema, vamos relembrar 10 das fake news que mais bombaram nos últimos anos na internet!

1- Enem cancelado

O Enem é a promessa do futuro de muitos jovens brasileiros e, a cada ano, diferentes notícias sobre a prova circulam pela internet, seja sobre mudanças no projeto ou para tirar sarro dos atrasados.

Mas a notícia que mais causou comoção foi quando, em 2012, a hashtag #ENEM2012cancelado começou a circular no Twitter, chegando aos Trending Topics.

A informação, claro, causou o desespero de muitas pessoas que aguardavam pelo dia da prova há muito tempo. Porém, tudo não passou de uma brincadeira de um usuário da rede social. O caso foi parar na Polícia Federal.

2- Fantasma do IML de Cuiabá

O fantasma do IML de Cuiabá deixou até mesmo os mais céticos confusos. Em um vídeo, supostamente gravado por um funcionário do local, é possível ver uma porta de hidrante batendo sem parar enquanto as luzes piscam.

Mas é claro que o vídeo foi desmascarado. O "IML", na verdade, se tratava do Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente da cidade de Araucária, no Paraná.

Alguns portais, inclusive, aproveitaram para fazer uma simulação do vídeo, quando foi constatado que o fenômeno pode ser facilmente executado com a ajuda de uma linha de nylon e do interruptor.

3- A mulher de três seios

Em 2014, uma jovem chamada Jasmine Tridevil disse ter gastado cerca de US$ 20 mil em uma cirurgia plástica para implementar um terceiro seio.

A história virou notícia no mundo inteiro, fazendo todo mundo acreditar que existia um terceiro seio ali, inclusive, fotos apenas de sutiã divulgadas pela própria Jasmine fizeram a gente ter certeza de que o caso era real.

Após muitas investigações, foi concluído que não há provas suficientes que comprovem a cirurgia de Jasmine. Apesar das fotos, nenhum dos vídeos em que a moça aparece estão em alta qualidade. E segundo outras evidências de mulheres que já tiveram o terceiro seio falsamente implantados, a técnica de maquiagem usada é muito fácil e comum.

Mas a revelação aconteceu de fato quando Jasmine foi parada pela polícia federal em um aeroporto da Flórida e, durante a vistoria de seus pertences, lá estava o terceiro seio.


4- Mulher é presa por usar Cloud Nine, droga que transforma as pessoas em zumbis

Recentemente, boatos começaram a circular pelo WhatsApp alertando famílias sobre uma nova droga, a Cloud Nine, que transforma a pessoa em zumbi. O alerta mostrava o vídeo de uma mulher que teria sido encontrada pela polícia e que aparecia transtornada na traseira de um veículo. Porém, a mulher não estava sob posse de drogas e nem sob o efeito de nenhuma delas.

O que aconteceu, na verdade, foi que a mulher estava em uma estrada do litoral de São Paulo tentando bloquear a passagem dos carros e quem a impediu não foi a polícia, mas sim uma equipe responsável por cuidar das estradas.

Não se sabe, no entanto, quais foram os fatos e doenças que deixaram a mulher transtornada.

6- Coreia do Norte campeã da Copa do Mundo

A Coreia do Norte é um país inacessível e seus habitantes também são privados de saber o que acontece mundo afora. Sabendo disso, Cid, criador do site de humor Não Salvo resolveu pregar uma peça no mundo inteiro.

Sem economizar nos recursos, Cid criou um noticiário falso que, supostamente, veio da Coreia do Norte, no qual era anunciado aos seus habitantes a informação de que o país havia vencido a Copa do Mundo de 2014.

O boato se espalhou rapidamente no mundo inteiro, com portais alegando que o governo estava enganando os seus habitantes.

Depois de um tempo de circulação, Cid orgulhosamente revelou a farsa.

7- Grávida de Taubaté

A grávida de Taubaté é outro caso que enganou toda a mídia. A pedagoga Maria Verônica Santos afirmou estar grávida de quadrigêmeos ostentando uma barriga de tamanho fora do normal, até mesmo para quem carregava quatro bebês na barriga.

Maria chegou a participar de vários programas de televisão, ganhando vários presentes para as crianças, além de dinheiro e eletrodomésticos para a sua casa. O boato acabou quando a "grávida" passou mal e se recusou a ser examinada por um médico, até que acabou cedendo e revelando a farsa, que nem o seu marido imaginava ser mentira.

A grávida de Taubaté foi acusada de falsidade ideológica e precisou devolver tudo o que havia recebido.

8- Carro movido a água

O boato da invenção de um carro movido à água existe há bastante tempo, mas em 2015 um brasileiro virou notícia após anunciar sua criação. O rapaz, morador do Espírito Santo, disse que instalou um equipamento no motor de seu carro que faz com que o automóvel percorra mil quilômetros apenas com um litro de água. Segundo o inventor, o motor transforma as moléculas de hidrogênio em um elemento químico de combustível.

Porém, depois de muita investigação e especulações, o caso foi encerrado como sendo mentira. O fato, no entanto, é possível, mas o rapaz se inspirou em projetos já existentes e patenteados para criar o rumor.

9- Nasa anuncia descoberta de vida extraterrestre

Não há dúvidas de que uma das maiores curiosidades da humanidade é descobrir se existe ou não vida alienígena. A vontade é tanta que, em 2017, um vídeo do canal Anonymous disse que a Nasa estaria prestes a anunciar a descoberta de alienígenas. O boato surgiu depois que um funcionário da Nasa afirmou que a agência espacial norte-americana estava obtendo progresso na busca por vida extraterrestre.

A informação falsa foi esclarecida pelo próprio funcionário, Thomas Zurbuchen.

10- Trump tenta pegar na mão do Papa

Em um encontro do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o Papa Francisco rendeu um boato, acompanhado de memes. Em um vídeo, Trump parece tentar encostar na mão do Papa que, imediatamente, revida com um tapa. As imagens viralizaram na internet e não demorou muito para virar meme e receber diversas montagens. O momento, no entanto, é falso.

O encontro de fato aconteceu, mas as imagens verdadeiras mostram que a tentativa de encostar na mão do Papa nunca existiu, ao menos diante das câmeras.

E você, lembra de alguma fake news que bombou na internet? Deixe aqui nos comentários!

Gostou desse vídeo?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.