Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Moto G6 vs Moto X4 | Comparativo de câmeras

Por Alexsander Pena | 15 de Maio de 2018 às 15h04

Link copiado!

Moto G6 vs Moto X4 | Comparativo de câmeras

Lojas para comprar o Moto G6 pelo menor preço:
Magazine Luiza
Americanas
Motorola
Cissa Magazine
KaBuM!
Ponto Frio

---

Comparamos as câmeras do recém-lançado Moto G6 com o Moto X4, modelo de 2017. O comparativo ainda é válido, afinal os dois aparelhos estão custando praticamente a mesma coisa. Quem será que se saiu melhor?

Sobre as câmeras

Continua após a publicidade

Moto G6 possui duas câmeras, uma com abertura f/1.8 e 12MP para ajudar em ambiente com pouca luz e uma segunda com abertura f/2.2 e 5MP, porém que serve apenas como auxiliar para a outra. O sensor que só captura preto e branco e de 5MP não pode nem ser usado separadamente e é basicamente um "medidor de distância" pra ajudar na hora de desfocar o fundo.

Já o X4 possui dois sensores utilizáveis, sendo um comum, com uma distância focal um pouco mais aberta que a do sensor do G6, com os mesmo 12MP e abertura f/2.0, e o segundo sensor, com alcance de 120 graus, abertura f/2.2, 8MP e foco fixo, portanto nada de fazer uns macros com essa lente, só fotos que vão caber a turminha toda.

Nitidez

Nesse teste dá para perceber bastante para o que cada um desses celulares é pensado. O X4 tem um pós processamento pesado pensando em capturar texturas e contrastes, dando muito mais nitidez do que o G6, que tende a amenizar tudo, claramente pensando em pele, como um modo de embelezamento por default.

Continua após a publicidade

Claro que isso complica em alguns pontos para o X4, mas ainda assim é menos complicado do que do que os pontos (ou falta de pontos do G6). 

Cor

O moto G6 suaviza a foto enquanto o X4 traz artefatos e textura, porém, apesar dos pontinhos de cores diversas e uma textura meio arenosa, o X4 consegue uma fidelidade de cor muito superior, delimitando bem onde começa uma e outra, mostrando luz e sombra, não apenas uma cor chapada, como faz o G6. Não que o X4 faça um resultado a nível de um flagship, mas claramente faz um trabalho muito superior ao G6.

Em fotos com luz natural vemos que o G6 tem um comportamento estranho em relação às cores. O X4 apresenta cores bem mais realistas, uma boa saturação e nitidez, sem confusão entre as cores. 

Continua após a publicidade

Baixa Luminosidade

Aqui chega a ser complicado. Os dois celulares performam de maneira duvidosa em pouquíssima luz. Pouquíssima mesmo. Apenas uma vela faz o trabalho aqui, porém é o mesmo teste que fizemos com o grandões Iphone x e Galaxy S9, que conseguiram resultado bacana. Não queremos o mesmo resultado, mas pontuamos isso para mostrar que é possível resultado nesse caso.

Mas obviamente não é o caso deles. Aqui as coisas invertem de leve, com o X4 largando mão da nitidez e tentando pegar uma foto visualmente mais agradável, enquanto o G6 coloca o pós processamento no talo, puxa todo o ruído do mundo e faz uma foto que dificilmente vai para o seu Insta; porém se a ideia for fotografar um documento, o seu G6 ao menos vai criar um resultado legível.

Não há melhor e nem pior, apenas duas versões de um mundo não ideal de fotografia noturna.

Continua após a publicidade

HDR

Ambos os celulares aumentam consideravelmente seu alcance com o HDR, sendo que o G6 se comporta melhor no geral, mesmo não tendo um resultado primoroso. Ele consegue trazer mais detalhes em uma situação pouco favorável, captando mais detalhes da janela ao fundo da imagem.

Já o X4 sofre mais em ambos os sensores, sendo quase imperceptivelmente melhor no sensor de maior ângulo, talvez por seu diafragma mais fechado. Ambos estavam no automático o ajuste de exposição foi feito com base na mesa mais próxima. Uma observação quanto ao X4: saiu de foco mais de uma vez, o que pode ser complicado na hora de fotografar seu cachorro correndo feliz.

Modo retrato

Continua após a publicidade

O novo amor de todos os smartphones está aqui, e suas fotinhas vão poder ter um fundo desfocadinho e fofo. Ambos fazem um trabalho decente nesse quesito, com o G6 um pouco menos detalhista, desfocando e focando uns lugares errado com mais frequência, mas ambos perdem detalhes.

Agora, decidir um melhor é tarefa complicada. O Moto X4 continua fazendo um trabalho melhor na nitidez e contraste; já o G6 faz um trabalho melhor nas cores da pele, estourando menos e apresentando uma pele mais agradável, quase como um hidratante eletrônico.

No fim, os dois têm um trabalho bem equiparável, com o X4 errando só um pouco menos no seu corte.

Frontal

Continua após a publicidade

Assim como no modo retrato, a luta aqui é párea. As duas fotos são aceitáveis para uma câmera frontal, com pontos negativos e positivos para um e outro.

No quesito definição, vitória clara para o X4. O dobro de megapixels (16 contra 8) e uma maior abertura (f/2.0 contra f/2.2) ajudam bastante. A pele fica cheia de detalhes mesmo que você não queira, a janela lá no fundo está bem mais retinha e definida e o ruído sempre presente está bem menos gritante no X4.

Já o G6 fez um trabalho melhor com cor. Suprimiu os verdes naturais do softbox, deu um jeito no flare e a foto ficou bem mais pronta pra ficar cheia de likes no Insta. Juntando isso a falta de definição que pode sumir com algumas espinhas, a selfie do G6 pode agradar a muita gente.

Bom salientar que não tivemos problemas com o foco do X4 aqui. Houve diversos casos de smartphones que não focavam nem rezando, mas conosco deu tudo certo.

Continua após a publicidade

Agora fica pra você decidir se quer uma foto com tudo definidinho ou se prefere aparecer levemente mais saudável.

Video

Esse é um quesito complicado para o G6, então vamos começar onde o garoto é melhor: cor. Ele é sutilmente mais quente e possui menos verdes, dando uma cor mais bonitinha pro seu céu azul ou sua pele.

No resto, o G6 sofre e muito. As duas câmeras têm uma nitidez muito similar em FullHD, porém o X4 é capaz de fazer vídeo em 4K, o desempata e muito esse quesito. Os video em slow Motion funcionam de maneira idêntica em ambos, mas o G6 possui um crop, ou seja, usa um espaço menor do sensor para estes vídeo. Dessa forma, ele dá um zoom e, mesmo que ambos gravem apenas em HD em slow, o X4 possui claramente mais qualidade, além de que você não vai ter que dar vários passinhos para trás para reenquadrar o que quer filmar utilizando ele.

Continua após a publicidade

Além disso, o X4 tem uma segunda câmera funcional, onde você vai poder gravar em fullHD uma cena mais aberta e também fazer um slow motion, porém este eu não recomendo, uma vez que a qualidade é baixíssima e qualquer pessoa vai virar um boneco 8-bits.

Interface/usabilidade

As duas interfaces são bem parecidas, com pequenas mudanças que dificilmente vão ser um fator na hora de você decidir com qual vai tirar suas fotos. O único ponto a acrescentar é a demora do processamento. O X4 demora um pouco mais para processar o HDR e fotos comuns, porém é uma demora uniforme. Já o G6 é mais rápido as vezes, porém em alguns momentos ele engasga, assusta e fica uns bons segundos pensando, o que pode ser chateante em um momento que precisar tirar diversas fotos.

Mas para esses casos, ambos vem com modo Burst. Segure o botão de foto e tire fotos loucamente até quando quiser, ou sua memória acabar.

Continua após a publicidade

Conclusão

Vendo todos esse pontos, fica notável que o X4 ainda tem uma câmera melhor na maioria dos pontos, e deixa também bem duvidosa a escolha da Motorola em trocar a segunda câmera mais aberta por um sensor que pouca diferença faz no resultado final. Dá a impressão que, na verdade, o G6 se trata de um celular com apenas uma câmera traseira. Ainda sim, o G6 tem como virtude trabalhar bem a cor de pele, mesmo que mate o contraste e definição para ajudar nisso.