Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

iPhone XR vs iPhone XS [Comparativo]

Por Adriano Ponte Abreu | 28 de Dezembro de 2018 às 12h00

Link copiado!

iPhone XR vs iPhone XS [Comparativo]

Dentre as três opções de iPhone para 2018 podemos tirar poucas diferenças entre os modelos XS e XR, ficando aquela dúvida: para quem qual modelo é? Sem dúvidas, ambos são para quem tem dinheiro extra no bolso, afinal falamos de dois aparelhos consideravelmente caros. Vamos então ao comparativo entre os dois modelos da Maçã.

CONSTRUÇÃO

Apesar da forte semelhança entre as construções de ambos modelos, temos uma ligeira diferença entre as certificações de ambos, sendo o XR possuidor da IP67 para resistência à água e poeira, para até 1m por 30 mins; já o XS conta com IP68, para resistência à água e poeira, para até 2m por 30 mins; é quase irrelevante, mas há diferença.

Além desse suave detalhe técnico temos vidro como material na frente e traseira de ambos modelos, sendo suas molduras feitas de materiais diferentes (alumínio série 7000 para o XR e aço inoxidável para o XS).

Continua após a publicidade

Sendo assim o XS pontua tecnicamente pelo IP68 que acompanha sua descrição, mas cá entre nós: é praticamente um empate para o usuário final.

DISPLAY + MULTIMÍDIA

Do lado iPhone XR temos uma tela IPS LCD de 6.1” (com resolução de 828 x 1792); para o XS temos uma tela AMOLED de 5.8” (com resolução de 1125 x 2436).

Nem precisamos nos alongar nesse ponto: iPhone XS, pela óbvia superioridade em resolução e cores de sua tela, sendo essa uma das principais diferenças entre o novo iPhone “menos caro” (o XR) e seus irmãos com preços que iniciam 250 dólares acima (os XS e XS Max).

Continua após a publicidade

Recomendamos conferir a análise completa do XR aqui no Canaltech caso tenha alguma dúvida sobre isso.

USABILIDADE + DESEMPENHO

Em ambos modelos contamos com praticamente a mesma configuração que move o iOS presente nestes dois iPhones. Temos então:

  • Chipset Apple A12 Bionic (7 nm)
  • CPU Hexa-core (2x2.5 GHz Vortex + 4x1.6 GHz Tempest)
  • GPU Apple Quad-core
  • 3 GB RAM no XR (e) 4 GB RAM no XS
Continua após a publicidade

Pode parecer que 1 GB de RAM é o único motivo para não empatar os modelos, porém testamos tanto o XR quanto o XS e podemos afirmar que não é correto fazê-lo, principalmente pelo XR rodar o mesmo iOS do XS com menos resolução exigindo processamento, equilibrando essa conta que compara dois aparelhos de CPU e GPU iguais.

Empate entre ambos que oferecem uma das melhores performances possíveis para o iOS em 2018.

CÂMERAS

Ambos modelos contam com uma câmera frontal de 7 MP (f/2.2) 32mm com “TrueDepth” da Apple baseado nos sensores auxiliares de leitura facial para profundidade, tracking e “FaceID”, permitindo recortes avançados em fotos e outros truques que utilizam a câmera frontal.

Continua após a publicidade

Mas, ao mudarmos a comparação para as câmeras traseiras temos uma diferença: o iPhone XR não conta com a câmera secundária presente no XS (e XS Max) para zoom de 2x, sendo ela de 12 MP (f/2.4) 52mm com OIS. Essa câmera secundária é naturalmente mais escura, porém oferece um pouco de aproximação sem cortes digitais na imagem; para fotografar com qualidade superior em ambientes menos iluminados basta não utilizá-la, optando pela câmera principal do XS ou XS Max, a mesma câmera única que equipa o XR. Falamos de uma câmera de 12MP (f/1.8) 26mm (wide) com OIS.

Ponto para o iPhone XS por contar com uma câmera secundária de uso opcional que não existe no iPhone XR.

BATERIA

Dentro do iPhone XS temos uma bateria de 2658 mAh, com tela AMOLED de maior resolução para alimentar. No iPhone XR temos 2942 mAh, com tela IPS LCD de menor resolução para energizar.

Continua após a publicidade

Naturalmente testamos ambos modelos e comprovamos o esperado resultado superior do iPhone XR em tempo longe da tomada; recomendamos que confiram a análise completa em caso de dúvidas.

Ponto para o XR com bateria maior e tela menos exigente, ficando mais tempo ativo.

PREÇO

Tanto no Brasil quanto no exterior é amplamente sabido que o preço do iPhone XR é significativamente inferior ao XS, ganhando o ponto desse comparativo como “menos caro”, porém colocaremos por curiosidade o preço de ambos neste comparativo.

Continua após a publicidade

O iPhone XS pode ser encontrado a partir de 7.299,00; já o iPhone XR sai por a partir de 5.199.

QUEM GANHA?

Finalizamos então desta forma:

iPhone XR com 3 pontos:

Continua após a publicidade
  1. USABILIDADE + DESEMPENHO
  2. BATERIA
  3. PREÇO

iPhone XS com 4 pontos

  1. CONSTRUÇÃO
  2. DISPLAY + MULTIMÍDIA
  3. USABILIDADE + DESEMPENHO
  4. CÂMERAS

Terminamos esse comparativo com o iPhone XS como vencedor, porém temos observações a fazer.

Continua após a publicidade

Caso o usuário não pretenda utilizar a câmera secundária do iPhone XS, necessariamente temos um empate real entre os iPhones XS e XR, ficando o critério mais brasileiro de desempate como resposta para a reviravolta: preço.

Ao desconsiderar a segunda câmera do modelo e analisando a diferença acima de dois mil reais entre ambos fica impossível não indicar o XR como melhor escolha.

Porém o vencedor é o XS, afinal temos que pontuar de forma crítica e precisa (porém nossa dica do XR como melhor custo-benefício para aparelhos insanamente caros fica aqui).