Publicidade

Huawei P20 Pro vs Pixel 3: quem tem a melhor câmera?

Por Leonardo Pavini | 02 de Janeiro de 2019 às 12h21

Link copiado!

Huawei P20 Pro vs Pixel 3: quem tem a melhor câmera?

2018 foi um ano em que novamente as fabricantes de smartphones investiram com força em fotografia, chegando a colocar até 5 câmeras nos aparelhos. Dois exemplares de destaque desses smartphones são o Pixel 3 (e Pixel 3 XL) e o P20 Pro, da Huawei. Vamos analisar aqui o que cada um tem de melhor dentro de suas possibilidades.

Vale notar que já há uma diferença na traseira dos smartphones: enquanto o Pixel 3 tem apenas uma câmera, o P20 Pro tem nada menos que 3. No Pixel temos uma câmera de 12.2 MP, com abertura de f/1.8 e distância focal equivalente a 28mm.

Já no P20 pro os números são bem maiores: uma câmera principal de 40 MP com sensor um pouco maior em relação a praticamente todos os smartphones do mercado (e aqui isso faz muita diferença, já que em fotografia digital, quanto maior o sensor de imagem, melhor a qualidade das fotografias). Nesse sensor de 40 MP os pixels são combinados com uma tecnologia chamada quad-bayer, que resulta numa imagem mais detalhada de 10 MP. A abertura da lente nesta câmera é de f/1.8, assim como a câmera do Pixel 3.

Na segunda câmera do P20 Pro temos um sensor monocromático de 20 MP, lente com f/1.6 de abertura e equivalente de 27mm de distância focal. E, por último, a terceira câmera do P20 Pro tem um sensor de 8 MP mais simples, com teleobjetiva equivalente a 80mm e abertura de f/2.4. No P20 Pro a Huawei se gaba de usar lentes Leica, e quem gosta de fotografia sabe o que isso significa.

Continua após a publicidade

Ambos os smartphones tem câmeras com ótima qualidade de imagem, as imagens são detalhadas, com pouco ruído e boas cores. Um ponto no HDR para o Pixel, que tem a função integrada aos modos de fotografia e não vem como um recurso separado como no P20 Pro. Além disso, no Pixel temos dois níveis de HRD e ambos funcionam muito bem.

Notamos que em nossos testes, o Pixel 3 apresentou tons naturais, cores suaves, sem exagero. O P20 Pro é um pouco inconsistente nesse aspecto, principalmente quando tenta trabalhar com seus recursos de inteligência artificial. Por exemplo em fotos de plantas, o P20 entregou um verde supersaturado, mas que pode agradar quem gosta de uma imagem mais viva.

A performance em pouca iluminação de ambos agradou bastante; cada um tem um modo noturno: o P20 Pro assim como o Pixel faz uma combinação de fotos para reduzir o ruído e isso leva um tempo considerável, mas até que traz bons resultados. Já o Pixel 3 trouxe o novo modo Night Sight, que é assustador: em ambientes de quase total escuridão, a foto sai como de dia - o que parece bem artificial e não há como regular esse efeito (no entanto, a função ainda está em modo Beta, o que significa que podem vir melhorias por aí).

Na interface das câmeras desses aparelhos temos muita diferença. O Pixel foi feito para tornar o ato de fotografar mais fácil, com menus limpos e fáceis de usar, com o custo de remover o modo manual. O P20 Pro tem uma interface mais cheia de botões e não tão direta ao ponto, mas traz o bem vindo modo pro. claramente é direcionado pra quem realmente gosta de experimentar ao fotografar. Falando nisso, ambos tem modo RAW, o que abre as possibilidades de tratamento dessas imagens.

Continua após a publicidade

Chegando no famigerado modo retrato, vemos como a Google tem um software aprimorado para conseguir entregar resultados similares ao P20 Pro com apenas uma câmera. Ainda não é perfeito, mas o desfoque já é superior ao de câmeras de outros smartphones por aí. Mesmo assim, notamos que o P20 Pro consegue mapear melhor a profundidade, já que conta com o segundo sensor monocromático, que trabalha para refinar a imagem, ajudando no modo retrato. O desfoque seletivo do Pixel 3 funciona somente com base no software, reconhecendo a figura humana. Por isso, quando colocamos um objeto na cena, como um chapéu, pode ser que ele comece a se atrapalhar.

Temos um detalhe interessante pra comparar agora: o zoom. A Google trouxe um super-res zoom, que interpola a imagem para entregar um zoom digital mais detalhado. Funciona bem dentro do que pode fazer e realmente se destaca entre aparelhos de uma câmera só. Mas não tem como brigar com o P20 Pro nesse quesito. As imagens com zoom de 5x no P20 Pro continuam super detalhadas, e o que vemos aqui é o que a câmera realmente está vendo, sem interpolação, e isso garante resultados melhores. Até conseguimos um pouco de desfoque natural, sem ser aquele forçado pelo software. Ponto para o P20 Pro.

Já nas câmeras frontais, uma surpresa… quem tem mais de uma câmera é o Pixel, enquanto o P20 Pro tem apenas uma. Resultados semelhantes por aqui também, mas o Pixel sai na frente ao trazer duas distâncias focais, uma delas sendo super grande angular: cabe mais gente na foto. Uma crítica ao P20 Pro: como um aparelho tão voltado para fotografia ainda traz esse modo embelezamento fortíssimo? os resultados chegam a ficar bizarros. Pelo menos é possível desativar a função.

Falando um pouquinho de vídeo, a qualidade segue a de fotografia. bons resultados e a estabilização óptica de ambos os aparelhos garantiu que os takes não saíssem tão tremidos, ao mesmo tempo que não ficaram tão artificiais.

Continua após a publicidade

A conclusão que chegamos é que são dois ótimos smartphones para fotografia. O Pixel é um exemplo de software bem alinhado ao hardware, com muita rapidez ao fazer HDR, por exemplo. Aliás, o Pixel 3, ao fotografar em RAW, salva um arquivo combinado de 15 imagens sem compactação, que já são arquivos pesados, em segundos. Nisso o P20 Pro fica um pouco atrás… frequentemente vemos avisos pedindo para segurar firme o aparelho. Se o Pixel é fácil de usar, rápido e garantia de boas fotos sem quebrar a cabeça, o P20 Pro e para aqueles que gostam de experimentar na hora de fotografar e também imprimem fotos, devido a resolução maior.

Sabendo disso, qualquer que seja a sua decisão ao escolher um ou outro, será uma ótima pedida.