Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CT Responde | Foco travado no celular

Por Redação | 09 de Outubro de 2018 às 12h02

Link copiado!

CT Responde | Foco travado no celular

Na dúvida enviada por nossos leitores e espectadores escolhida para essa edição do Canaltech responde houve o questionamento sobre alguns aparelhos apresentarem problemas de foco travado na câmera frontal ao fazer selfies.

Ocorre que não trata-se de um problema na grande maioria dos casos; há muitos anos era um padrão de indústria utilizar nas câmeras de smartphones lentes e sensores configurados para o foco infinito, onde qualquer objeto acima da distância mínima de foco estaria “ok” para a fotografia. Esse tipo de solução permite que não haja mecanismo de foco variável instalado, abrindo mão da profundidade de campo da foto para “chapar” o conteúdo, “achatar” a captura numa percepção “ok” de distância nas fotografias (porém com todos os itens focados e visíveis). Isso mudou com o tempo para as câmeras traseiras, porém mantém-se como “padrão” para quase todos os aparelhos atuais quando falamos de câmera frontal.

Ao tentar aproximar o smartphone do rosto para uma “selfie” em aparelhos com foco fixo chegamos no momento em que o usuário ultrapassa o limite não-variável da lente para que ele esteja em foco, e não há mecanismo ali que fará a correção. A solução é afastar o telefone até que a distância focal mínima seja atingida, e daí realizar as capturas.
Outra questão similar é sobre lentes grande angulares para selfies; caso não estejam presentes, é natural não enquadrar quatro ou cinco amigos na mesma foto, sendo uma característica do aparelho (e não um defeito); caso o usuário queira contornar isso, sugerimos a busca por um dos inúmeros aplicativos de panorama presentes na Play Store, onde uma sequência de fotos com a câmera frontal criará uma foto mais ampla unida digitalmente pelo aplicativo.

Basta contornar as limitações para conviver melhor com um aparelho com foco fixo (ou) sem lente grande angular, sem a necessidade de trocá-lo por “defeitos” que (usualmente) não existem com a frequência que aparentam ser algo do tipo.