Publicidade

Comparativo | Asus Zenfone 4 vs Zenfone 5

Por Wellington Arruda | 31 de Outubro de 2018 às 12h05

Link copiado!

Comparativo | Asus Zenfone 4 vs Zenfone 5

Desde 2014 a Asus vem lutando por um espaço no mercado de smartphones, e nos últimos anos a coisa parece ter entrado num ritmo legal. Comparando a geração anterior com a recente, fica notável o apelo e esforço da marca para incluir dispositivos premium na briga.

Se você está pensando em adquirir um novo smartphone da Asus, aqui vai um comparativo legal entre as duas últimas gerações; quem será que leva a melhor entre o Zenfone 4 e o Zenfone 5?

CONSTRUÇÃO

Do ponto de vista prático, o visual dos aparelhos é semelhante, mas só até certo ponto. Isso inclui o uso do vidro Gorilla Glass, laterais em metal e botões na lateral direita. No entanto, o Zenfone 4 tem leitor biométrico na parte da frente. O mesmo sensor, só que na nova geração, tem formato arredondado e fica na traseira.

Continua após a publicidade

A mudança visual de um para o outro fica nítida especialmente de frente: enquanto o Zenfone 4 tem um formato mais popular, o 5 adota um display que, segundo a fabricante, ocupa 90% da estrutura frontal. O tamanho deles, porém, é bastante aproximado. Na parte traseira, as câmeras ainda deixam o formato horizontal em troca do vertical.

Dentre outras características, o novo Zenfone mantém a entrada P2 para fones, o slot híbrido para cartões SIM e microSD, e a falta de resistência contra água. Considerando que o atual modelo conseguiu, de fato, atingir um patamar mais premium, o ponto aqui vai para ele.

Vencedor: Zenfone 5.

DISPLAY E MULTIMÍDIA

Continua após a publicidade

A Asus saiu das 5,5” do Zenfone 4 para 6,2” no Zenfone 5. Esse formato mais esticado dá um toque bem diferente. A tecnologia utilizada continua sendo IPS LCD, porém a Asus subiu um pouco a resolução por causa do espaço extra: respectivamente, estamos falando do Full HD para o Z4, e Full HD+ para o Z5.

A qualidade dos displays utilizados pela Asus já foi elogiada anteriormente. As cores são vibrantes, o contraste também é bom, a angulação do aparelho não atrapalha a visualização, e o brilho tende a facilitar o conteúdo mesmo sob luz solar.

Tanto o Zenfone 4 quanto o 5 trazem saídas de som estéreo. Ambos também contam com suporte à tecnologia Hi-Res e áudio imersivo graças ao DTS (Zenfone 4) e DTS:X (Zenfone 5). Neste caso, considere que a experiência de assistir filmes e jogar é boa nos dois, porém no novo aparelho você ganha espaço extra na tela.

Vencedor: Zenfone 5.

Continua após a publicidade

USABILIDADE + DESEMPENHO

Dentro do Zenfone 4, a Asus traz a opção com Snapdragon 630 e 660. Ele também vem com 4 GB ou 6 GB de RAM, e atualmente no site da empresa são encontradas variantes com 64 GB ou 128 GB de memória.

Já o Zenfone 5 vem com Snapdragon 636, 4 GB de RAM e variantes com 64 GB ou 128 GB de espaço. No caso dos chipsets, a Asus garante que o recurso “AI Boost” faz um trabalho semelhante ao Snapdragon 660, mas isto não se aplica diretamente na prática. O novo chip, porém, tem suporte do módulo de AI Hexagon 680 DSP.

Outras diferenças ficam por conta dos dados técnicos: o SD636 tem 8 núcleos (Kryo 260) rodando a 1.8 GHz, enquanto o SD660 tem 4 núcleos (Kryo 260) a 2.2 Ghz. Os dois aparelhos estão atualizados para o Android Oreo, embora o mais recente traga recursos extras por causa da AI.

Continua após a publicidade

Neste caso, o Zenfone 5 se torna mais prático pelo apelo “inteligente”. Mas, se você apenas prefere um desempenho bom, o upgrade não é um dos mais significativos. Vale lembrar que ambos trazem NFC, Bluetooth 5.0 e Rádio FM.

Vencedor: empate.

CÂMERAS

O Zenfone 5 tem câmeras de 12 MP (f/1.8) e 8 MP (f/2.2) com captura de 120 graus. Ele ainda conta com foco PDAF rápido, OIS e EIS, e pode gravar vídeos em 4K com 30 fps ou FHD (câmera lenta) a 120fps. Na frontal, ele traz 8 MP (f/2.2).

Continua após a publicidade

No Zenfone 4, o conjunto é semelhante: 12 MP (f/1.8) e 8 MP (f/2.0) para a lente de ângulo aberto. Ele também traz foco PDAF, OIS e EIS e capacidade de gravar em 4K; a câmera frontal tem as mesmas especificações. Como diferença principal, o sensor do Zenfone 4 é um IMX362, e o do Zenfone 5 é o IMX363.

A Asus conseguiu melhorar o gerenciamento do HDR no novo dispositivo. Claro que ainda existem falhas, mas as fotos estão mais precisas e com correções mais práticas. Não houve um ganho significativo na velocidade do processamento das imagens, porém.

Vencedor: Zenfone 5.

BATERIA

Continua após a publicidade

Sem muita projeção de melhoria no tamanho do componente, o Zenfone 5 chega com os mesmos 3.300 mAh de bateria do Zenfone 4. As semelhanças ainda se repetem: eles compartilham o mesmo carregador de 18W e autonomia semelhante para um dia de uso.

Considere, ainda, que a Asus também inseriu características de AI na bateria. O dispositivo faz leituras de uso para compreender como estender a vida útil do componente, e isso também funciona durante a noite, quando você deixa o celular na tomada e vai dormir.

Mas, no caso, tratando da autonomia, devemos admitir que não há um ganho ou melhoria enorme entre eles. O Zenfone 4 pode ser mais gastão em relação ao SD660, o que leva o mais novo a ser mais confiável com o seu consumo.

Vencedor: Zenfone 5.

Continua após a publicidade

PREÇO

Para este comparativo, consideramos apenas os valores oficiais praticados pela Asus. Logo, temos:

  • Zenfone 4 (4/64 GB): R$ 2.049.
  • Zenfone 5 (4/64 GB): R$ 2.199.

Existem diversas outras variantes dos modelos com diferentes configurações, e se você optar pelo varejo pode conseguir preços mais baixos. Mas, considerando os valores de dentro da Asus, neste caso, é mais vantajoso apostar no mais recente, já que a diferença é bem pouca.

Continua após a publicidade

Vencedor: Zenfone 5.

QUEM GANHA?

  • Zenfone 4 (1 ponto): usabilidade + desempenho
  • Zenfone 5 (6 pontos): construção, display e multimídia, usabilidade + desempenho, câmeras e bateria

O Zenfone 5 se mostrou uma evolução mais clara do Zenfone 4. O dispositivo tem display maior, recursos de AI, câmeras mais nítidas e desempenho bom de hardware. Em comparação, o atual smartphone fica na frente, mas não elimina totalmente as vantagens da versão anterior.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o Zenfone 4 ainda é uma boa opção. Se você não se importa com “ter o design do momento”, vale a pena conferir os valores dele no varejo.