Publicidade

Android P: Google libera prévia para desenvolvedores [Plantão CT]

Por Wellington Arruda | 07 de Março de 2018 às 17h44

Link copiado!

Android P: Google libera prévia para desenvolvedores [Plantão CT]
Tudo sobre Google

Depois de trazer novidades sobre o Android GO na semana passada durante o MCW 2018, a Google liberou nesta quarta-feira (7) a primeira versão do Android P para desenvolvedores.

Apesar de ainda não ter seu nome definido, a nova versão do Android começa a ser liberada agora para que os testes iniciais sejam feitos na plataforma, porém novos detalhes serão apresentados na Google I/O deste ano, que acontece no mês de maio.

As novidades incluem uma interface mais simples e refinada, com menos diálogos e notificações desnecessárias. O filtro de notificações também está mais inteligente, bem como a notificação MessagingStyle, que destaca conversas com mais recursos direto das notificações, sem precisar abrir o aplicativo em questão.


E, adivinha só quem apareceu? Isso mesmo, o suporte para recortes na tela, ou o popularizado ‘notch’. Com isso, a interface do sistema consegue exibir o conteúdo normalmente, para ajustar aplicativos imersivos.

Continua após a publicidade

A Google também adicionou suporte aprimorado e novas APIs para celulares com duas ou mais câmeras no Android P. Agora, as fabricantes poderão usá-las em conjunto para novos recursos, como o zoom óptico, efeito bookeh, visão estéreo e mais. É claro que a criatividade dos desenvolvedores é que vai determinar esses novos recursos.

E por falar em câmeras, o Android P também trará suporte para vídeos comprimidos. Os responsáveis por essa mudança são os vídeos em super slow motion e também em 4K a 60 fps, por exemplo.

O Android P, é claro, traz uma série de otimizações e melhorias para a plataforma. Tratando-se de segurança, a Google melhorou a interface de autenticação por impressão digital, e isso tanto para os apps quanto para desbloquear os celulares ou tablets.

Sobre privacidade, a nova versão do sistema móvel da Google pode bloquear o acesso ao microfone, câmeras e todos os outros sensores do SensorManager para aplicativos que estão inativos.

Continua após a publicidade

E, como todo mundo quer um smartphone rodando tudo numa boa, o Android P trará mais performance e eficiência de modo geral. A empresa promete um tempo de inicialização mais rápido para os apps, mas também trouxe melhorias para a eficiência energética com o Modo Doze, e refinou a maneira como os apps em segundo plano se comportam.

Ah, e é claro, a empresa passará a dar prioridade para aplicativos com suporte para hardware 64 bits já em 2019. O SDK atualizado do Android P Developer Preview está disponível para os smartphones da linha Pixel, e em breve novas funcionalidades serão adicionadas a partir dos comentários dos desenvolvedores.

Lembrando que esta prévia do Android P não é destinada para usuários finais, e que existem dezenas de bugs para serem corrigidos. Então, se você está com pressa, recomendamos esperar um pouquinho até o novo Android ser liberado oficialmente.

Mas, agora vem a grande questão: qual será o nome do Android P? Paçoca? Pé-de-moleque? Fique de olho no Canaltech para mais novidades sobre o Android P.