Publicidade

'Notch' do iPhone X fez sucesso na MWC18

Por Wellington Arruda | 05 de Março de 2018 às 10h00

Link copiado!

'Notch' do iPhone X fez sucesso na MWC18

Quem aí nunca viu uma tecnologia de uma empresa sendo aplicada de modo semelhante em uma outra concorrente por aí? Isso não fica limitado somente nos smartphones, mas sim no mercado de maneira geral. Só que nós vimos algo curioso aqui na MWC 2018: algumas empresas se inspiraram um pouquinho na Apple e no iPhone X com o seu notch.

O ‘notch’ é exatamente aquele recorte no topo da tela que normalmente abriga alguns sensores. No caso do iPhone X, ele se faz necessário porque o smartphone adota o Face ID exatamente nesta posição, mas outras empresas têm feito o mesmo com alguns modelos, e até adotam esse esquema de segurança aliado com o leitor biométrico - o que é ótimo, e faz uma certa falta no novo iPhone.

Esse papo aqui que a gente vai bater não é sobre quem copiou quem, nem mesmo vamos nos arriscar a explicar os reais motivos pelos quais algumas empresas trouxeram design semelhantes ao do iPhone. Mas, sim, vamos mostrar alguns novos smartphones que adotaram essa certa tendência do recorte na tela. E a parte boa disso tudo é que geral já vem adotando displays de ponta a ponta.

Mas, chega de enrolação, né? Vamos lá conhecer alguns smartphones demonstrados aqui na MWC 2018 que talvez tenham se inspirado um pouquinho no iPhone X - e, é claro, nós não estamos defendendo o visual da Apple.

Continua após a publicidade

Ulefone T2 Pro

Goste você ou não, a fabricante chinesa trouxe um smartphone chamado Ulefone T2 para a feira que tem o tal notch no topo do display. Esse aparelho tem um visual muito bonito, mesmo, e especificações bacanas: chip MediaTek Helio P70, 8 GB de RAM, 128 GB de armazenamento e leitor de impressões digitais aplicado na tela.

Quando nós chegamos no estande da Ulefone para brincar com o smartphone, fomos informados que a unidade para testes ainda não era a final, e que naquele momento o recurso não estava funcionando.

O notch do Ulefone P2 traz os sensores do aparelho e uma câmera de 16 MP. Mas, sério, se ele foi inspirado ou não no iPhone X, o resultado ficou um tanto quanto elegante.

Continua após a publicidade

O celular da Ulefone ainda tem duas câmeras na traseira: uma de 21 MP e outra de 13 MP. Ele vem com Android 8.1 Oreo, bateria de 5.000 mAh e tela de 6,7” OLED (2160 x 1080p) com aspecto 19:9.

E… é… o celular meio que deu umas morridinhas nas nossa mãos. Esse Canaltech não tem sorte, mesmo! Mas vale lembrar que o problema em questão aconteceu na unidade de demonstração do P2, então sem preconceitos com ele, beleza?!

O Ulefone P2 foi anunciado por 380 euros e não tem distribuição oficial no Brasil.

Oukitel U18 e U19

Continua após a publicidade

Será que a Oukitel deu uma olhada no iPhone X antes de mostrar o U18 e U19 para o mundo? Lino, creio que não. Mas que ele se parece com o iPhone, isso não tem como negar. Até as câmeras traseiras estão na mesma posição no caso do U19, e isso inclui até o posicionamento do flash para as fotos.

Mas, ok, começando pelo U18, nós temos um aparelho com processador MediaTek MT6750T, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. Na traseira nós temos um conjunto de 16 + 2 MP e na frontal uma câmera de 13 MP. Ele tem tela de 5.85” de aspecto 19:9 que ocupa um grande espaço frontal e… é claro, o notch! Ou el notch, já que estamos em Barcelona.

E a bateria desse smartphone aparentemente não foi inspirada na Apple (ainda bem): ele tem “singelos” 4.000 mAh.

O U19 também é moderninho. Ele tem o mesmo tamanho e resolução no display, mas traz o MT6739 como chipset, 2 GB de RAM e 16 GB de armazenamento. Ele também tem câmeras duplas na traseira (13 + 2 MP) e uma frontal de 5 MP, com bateria de 3.600 mAh.

Continua após a publicidade

Mas, gente, é sério, esses caras estão fazendo celulares bem bonitos. E o preço, pelo menos, também não foi inspirado no novo iPhone: o U18 tem preço estipulado de 148 euros.

Leagoo S9

Por somente US$ 150, o Leagoo S9 tem sido considerado o “iPhone X com Android” por aí. Mas a empresa também vem dizendo que este é o primeiro smartphone Android do mundo com o tal notch, que vem dividindo opiniões por aí ao redor do mundo. Copiou o iPhone X? Não copiou? Fica aí o grande questionamento universal.

O notchzinho dele também faz a leitura facial, mas ele também traz alguns gestos de interface parecidos com os do novo iPhone e um esquema de duas câmeras na traseira também semelhante. Aliás, é basicamente o mesmo layout.

Continua após a publicidade

Ele tem um display de 5,5 polegadas HD+, câmeras de 13 + 2 MP na traseira (com sensor da Sony), 4 GB de RAM e bateria de 3.300 mAh.

O negócio é que ele tem algumas inspirações interessantes do iPhone X… mas usa o S9 no nome.

Zenfone 5

A Asus participou pela primeira vez da MWC 2018 com um smartphone interessante: o Zenfone 5, que foi “relançado”, traz especificações interessantes com chip Snapdragon 845 na versão Zenfone 5Z, câmeras com recursos bem bacanas para predição de cenários, tem apoio da Inteligência Artificial, como explicado pela própria empresa, e… eu acho que vocês perceberam: ele tem um notch!

Continua após a publicidade

Por fora, tanto o Zenfone 5 quanto o Zenfone 5Z são iguais, mas por dentro eles são diferentes. Ambos têm telas de 6,2 polegadas que ocupam 90% da parte frontal, e o modelo tradicional usa o Snapdragon 636 com até 6 GB de RAM e 64 GB de memória. Já o modelo mais parrudo, que usa o Snapdragon 845, tem somente 256 GB de memória e 8 GB de RAM.

O Zenfone 5 tem, também, o recurso da leitura facial e um leitor biométrico integrado na traseira. O smartphone tem um conjunto interessante de câmeras e o tradicional efeito da Asus na parte traseira - que também é ocupada pelo vidro.

Segundo Marcel Campos, Diretor Global de Marketing da Asus, os caras não se inspiraram na Apple. Ele disse que, no caso, a inspiração veio do Essential Phone.

Mas, enfim, esse papo não foi para desvendar quem copiou quem. Afinal de contas, quem veio primeiro: o notch, ou a galinha? Jamais saberemos!

Continua após a publicidade

Mas, e vocês, o que que acham? Rolou uma certa inspiração aí? Será que a Apple vai emplacar mais uma tendência aí no mercado? Novamente, jamais saberemos! Aliás, isso nós vamos conseguir saber nos próximos meses. É só esperar.