Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Asus Zenfone 5 e Zenfone 5 Lite [MWC 2018]

Por Redação | 27 de Fevereiro de 2018 às 16h41

Link copiado!

Asus Zenfone 5 e Zenfone 5 Lite [MWC 2018]

Essa é a primeira vez que a Asus participa da Mobile World Congress, e logo de cara a companhia anunciou três novos produtos. Um pouco antes do anúncio oficial do aparelho, nós tivemos a oportunidade de testar o Zenfone 5 e Zenfone 5 Lite, smartphones que trazem telas grandes e foco em IA - além de melhorias na câmera e afins.

A propósito, segundo a Asus, o Brasil é agora o país mais importante para a empresa quando se trata de smartphones, tendo em vista que os Zenfones tendem a ser mais vendidos por aqui.

Os principais destaques do Zenfone 5 estão na câmera, na tela, bateria, software e mais, mas um ponto que merece destaque é a Inteligência Artificial, que a empresa promete ser uma grande ajuda no uso contínuo do aparelho.


Zenfone 5

Continua após a publicidade

Começando pelo Zenfone 5, a Asus entrou na onda dos displays gigantes com uma tela que ocupa 90% do espaço frontal do smartphone. Aliás, ele tem um painel IPS de 6.2” com proporção 19:9 e resolução Full HD.

A fabricante cita que o smartphone é capaz de ajustar a temperatura das cores de acordo com a luz ambiente. Ele também tem alto-falantes estéreo que prometem ser de alta qualidade, e o celular tem suporte para áudio Hi-Res e suporta o DTS X (7.1 surround).

O hardware do Zenfone 5 também ganhou melhorias, mas é no software que a Asus promete os pontos mais específicos. Com base em Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning, a empresa promete que o uso contínuo vai fazer o celular entender melhor o que o usuário precisa, com a novidade aplicada em diversos aspectos e recursos.

Junto da ZenUI 5.0 e do Android Oreo, o Zenfone 5 traz CPU Snapdragon 636 14nm (64-bit quad-core), 4 GB ou 6 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. Ele também conta com Bluetooth 5.0, NFC e bateria de 3.300 mAh. A propósito, a IA também está aplicada aqui para fazer com que o smartphone dure mais tempo nas suas mãos.

Continua após a publicidade

A câmera principal do Zenfone 5 tem 12 MP (f/1.8) e consegue prever, até então, 16 cenários com ajustes automáticos. É como pegar o smartphone, apontar para um cenário ou objeto e, graças a IA, ele já faz os pré-ajustes para fotos no modo automático.

A empresa também prometeu melhorias para fotos noturnas, mas só teremos uma ideia disso quando tivermos ele em mãos para testes.

Complementando o conjunto, o segundo sensor mantém o recurso de ângulo aberto (120°), e ambos podem fazer fotos com o “Modo Retrato”. Ele tem 8 MP, assim como na câmera frontal, mas a diferença está na abertura: f/2.2 e f/2.0, respectivamente. As fotos com desfoque também estão disponíveis nas selfies.

Mas, é claro, nós não esquecemos que o Zenfone 5 tem uma certa semelhança com outros smartphones do mercado. Esse recorte na tela, ou notch, abriga a câmera e outros sensores, com os de luz e proximidade. Sim, a Asus também decidiu acompanhar as tendências do mercado e adaptou o seu novo celular para este molde.

Continua após a publicidade

Zenfone 5 Lite

O outro smartphone que nós colocamos as mãos um pouco antes do lançamento foi o Zenfone 5 Lite, uma variante que não tem o recorte no topo da tela mas que segue o padrão 18:9 em um painel de 6 polegadas Full HD+. Esse modelo traz uma maior variedade de cores, também tem corpo de vidro como no Zenfone 5 e bateria de 3.300 mAh.

Esse modelo tem versões com Snapdragon 630, 4 GB de RAM e 64 GB de memória, e Snapdragon 430, 3 GB de RAM e 32 GB de memória. Ele vem com porta micro-USB, e não USB-C como no Zenfone 5, mas abriga NFC e os novos recursos de software da empresa.

O principal destaque desse modelo fica para o conjunto de quatro câmeras. São duas na frente e duas na traseira, com os principais sensores tendo 20 MP e 16 MP, respectivamente. Ele conta com os modos de fotos com desfoque no fundo, HDR que promete uma grande ajuda nos cliques e, é claro, fazem cliques com ângulo aberto.

Continua após a publicidade

O software dos dois smartphones tá bem mais polido e com menos aplicativos pré-instalados, tanto que nós vimos uma maior variedade de coisas da Google e não somente proprietárias da Asus.