Publicidade

S Pen no Galaxy Note 9: o que mudou?

Por Adriano Ponte Abreu | 16 de Novembro de 2018 às 15h00

Link copiado!

S Pen no Galaxy Note 9: o que mudou?
Galaxy Note 9

A chamativa opção de cor da S Pen amarela não é a única novidade disponível para a Stylus no Galaxy Note 9; mesmo mantendo sua aparência tradicional existem novidades dentro da caneta, e literalmente falamos de conectividade sem fio.

Mas vamos deixar claro: é perfeitamente possível utilizar a caneta sem que ela esteja conectada ao smartphone, e desativar sua conectividade (e até mesmo colocar o aparelho em modo avião) não são coisas que inutilizam a caneta. Todos os modelos anteriores do Galaxy Note contavam com uma stylus passiva, sem bateria interna. E mais: o botão presente na S Pen também funcionava sem bateria, alterando a forma como a tela especial do Note reconhece a caneta (mudando de “lápis” para “borracha”, por exemplo).

Na prática, temos todas as funções já mostradas nas análises de aparelhos Galaxy Note aqui no Canaltech, porém com um adicional: esse botão funciona mesmo com a caneta longe do aparelho, simples assim.

Uma vez que a caneta tenha carga e esteja conectada ao aparelho, a função extra de “controle remoto” é ativada, e o botão da S Pen pode acionar a câmera e tirar uma foto, passar slides do powerpoint e afins; caso a carga acabe, ela continua funcionando como S Pen, porém sem a função remota de “clique” no botão sem encostar na tela. Neste caso, basta recolocar a caneta no aparelho para recarregá-la por completo em alguns segundos.

Continua após a publicidade

Assim, temos a nova S Pen, exatamente como as anteriores eram, porém com um “extra” curioso e sem fios.