Publicidade

iPhone 5S com iOS 12 fica mais rápido e ganha novas funções

Por Wellington Arruda | 20 de Setembro de 2018 às 14h00

Link copiado!

iPhone 5S com iOS 12 fica mais rápido e ganha novas funções

O iOS 12 foi lançado no começo desta semana, no dia 17 de setembro, para iPhones a partir do 5S. Este foi lançado originalmente em 2013, mas desde as últimas atualizações, como o iOS 11, o modelo começou a apresentar ainda mais travamentos e indícios de que não estava tudo bem.

A Apple resolveu incluir os dispositivos mais antigos na lista dos compatíveis com o iOS 12. A empresa encontrou um equilíbrio no que oferecer de novidade sem pesar muito no desempenho, que nitidamente está melhorado, em comparação com a versão anterior.

Uma das medidas, por exemplo, foi reduzir as animações do sistema. Mas, claro, isso não quer dizer que os seus jogos e aplicativos pesados funcionarão “perfeitamente”.

As melhorias feitas pela Apple garantem um funcionamento mais rápido do sistema, não melhorias de hardware --afinal de contas, não há como fazer isto-- para fazer com que apps pesados e atuais fiquem “melhores” no iPhone 5S.

Continua após a publicidade

Neste caso, a empresa garante que, em smartphones mais antigos, o iOS 12 faz com que:

  • Aplicativos sejam iniciados até 40% mais rápido;
  • A digitação seja até 50% mais rápida;
  • A câmera seja até 70% mais rápida.

De fato, com o iOS 12, dispositivos como o iPhone 5S ganharam uma vida extra. Eles não terão desempenho como no iPhone X, mas é algo surpreendentemente bom.

Dentre as novidades, a Apple adicionou o Tempo de Uso. Essa novidade fica dentro dos Ajustes e mostra um resumo de como você está usando o smartphone. Ele permite que você possa adicionar limites de tempo para usar os apps, ou adicionar um período de “repouso”, onde apenas apps permitidos funcionarão.

Continua após a publicidade

Essa é a aposta da Apple para garantir o seu bem-estar digital. O Android 9 Pie também tem algo semelhante. Dentro dessas configurações, a Apple fez melhorias também no Não Perturbe.

Outra coisa interessante, é que você pode gerenciar esse tempo de uso agrupando todos os seus devices, como também tem disponível uma opção para gerenciar melhor o controle parental.

Uma novidade legal do iOS 12 está no aplicativo Fotos. Além da guia “Para Você”, que reúne sugestões de fotos para você analisar, ele agora permite a Busca de fotos por pessoas, lugares e afins. Esse mesmo recurso já está disponível, por exemplo, no Google Fotos.

A Apple citou que dispositivos mais antigos não teriam os Atalhos da Siri, mas… eles estão aqui, sim. Com muito menos possibilidades do que em dispositivos mais recentes, mas eles estão aqui.

Continua após a publicidade

Outra mudança que a Apple vem fazendo ano após ano está nas notificações. Mas, finalmente, a empresa viu que era a hora de agrupar todas elas. Agora, na Central de Notificações, você poderá ver avisos dos seus apps agrupados, e não espalhados em cartões individuais.

O Apple Música também foi redesenhado, e o CarPlay agora tem suporte a aplicativos de Mapas de terceiros, como o Google Maps e o Waze. Sobre as mudanças de segurança, uma delas é que o iOS 12 passa a sugerir o uso da autenticação em dois fatores, e isso é bem importante. (deixa essa parte em cabeça pq eu acho que nao tem ainda no brasil)

iPhone X

Já nos aparelhos mais recentes e com hardware avançado, diversas novidades também chegaram. É bom a gente lembrar aqui que esse update não está focado em trazer centenas de novos recursos, mas sim melhorar os que nós já temos disponível e garantir mais equilíbrio com o uso dos smartphones.

Continua após a publicidade

Uma delas é o aplicativo de medição. A Apple tem aposta forte na realidade aumentada, e com o iOS 12 a coisa parece estar ficando mais aprimorada. Com ele, por exemplo, você pode medir o tamanho de uma mesa utilizando o seu celular. Claro, alguns bugs podem acontecer, é bom deixar esse aviso.

Vocês lembram dos Animojis, que chegaram no iOS 11? Agora eles são os Memojis e podem criar avatares personalizados. Esse recurso funciona apenas no iPhone X, XS e XR, e tem integração com o Mensagens.

A propósito, o aplicativo de Mensagens está cheio de novidades, como novos efeitos, interações com apps de terceiros e, é claro, com os emojis animados.

Sobre privacidade, a Apple garante que o iOS 12 tornará ainda mais difícil para que sites e aplicativos rastreiem a atividade dos seus usuários.

Continua após a publicidade

Assim como na atualização do Android 9 Pie, o foco do iOS 12 está na usabilidade. E em “reviver” smartphones mais antigos, o que é ótimo e definitivamente não acontece todo dia. Sendo assim, respondendo a pergunta de muita gente: o novo software da Apple está, sim, mais estável e veloz em dispositivos como o iPhone 5S.

Devemos lembrar, mais uma vez, que o desempenho do smartphone não está melhor em relação a jogos pesados, ou aplicativos tão exigentes quanto. O que está em jogo, aqui, é a fluidez de navegação, que ganhou um impulso extra. Isso faz com que o seu celular de 2013 ou 2014 continue funcionando sem tanto lag quanto antes.

Ah, outra novidade é que a Apple anunciou o FaceTime para até 32 pessoas simultaneamente. Se você tem mais 31 amigos que usam dispositivos da companhia, fica aqui o recado: o recurso está atrasado. Pois é. Sad.