Matérias Especiais 87 / 109 vídeos

Curiosidades sobre Bitcoin: o que nossa equipe sabe?

09:26 | Por Adriano Ponte | 14 de Agosto de 2018

* Conteúdo patrocinado

Vocês já viram muita coisa sobre Bitcoin no Canaltech, e dessa vez pensamos em uma coisa diferente para fazer: o quanto será que a nossa equipe sabe sobre Bitcoins? A ideia é exatamente essa: chegar de surpresa e perguntar desde a clássica “Pizza do Bitcoin” até o “infinito e além”. 

E como nada mais doce do que ver seu dinheiro rendendo todo mês, especificamente seus Bitcoins (rendendo muito mais que qualquer poupança) na Atlas Quantum, a primeira plataforma para investimento automatizado em Bitcoins, que funciona como uma “super-poupança” para seus Bitcoins, comprando e vendendo automaticamente entre as diversas corretoras da moeda, rendendo seu investimento sem preocupação e trabalho.

Curiosidades Bitcoin

Você sabe quem criou o Bitcoin?

Satoshi Nakamoto é o pseudônimo utilizado pela pessoa (ou pessoas) que criaram o Bitcoin, a mais valiosa criptmoeda do mundo. Existem inúmeras teorias sobre quem seria de fato Satoshi.

Há algum tempo o australiano Craig S. Wright disse ser Nakamoto, e apresentou “provas” que o ligariam com o primeiro bloco de Bitcoins minerado; é provável que ele tinha ligação com Satoshi Nakamoto, mas se Craig é Satoshi… só os Bitcoins sabem.

Existe um limite para emissão de Bitcoins? Quantas moedas podem existir no mundo?

Sim, existe um limite automático da rede Bitcoin para emissão de novas moedas, garantindo seu valor como dinheiro de verdade. Esse limite é de 21 milhões de Bitcoins, e como fica cada vez mais difícil minerar um novo Bitcoin… vai levar muito tempo para os 21 milhões chegarem.

Em 2010 duas pizzas foram compradas com Bitcoins. Quanto custaram essas pizzas?

Na época foram pagos 10 mil Bitcoins pelas duas pizzas; hoje é impensável um valor desses, provando que o Bitcoin valorizou como um meteoro ao longo dos anos. As conversões são dinâmicas, mas é seguro dizer que essas pizzas poderiam ter deixado o dono delas milionário com as cotações atingidas depois de 2010.

Quando foi publicado o whitepaper do Bitcoin? O que acha que é?

Em 2008 um documento que descreve a tecnologia do Bitcoin assinado por “Satoshi Nakamoto” foi publicado, o whitepaper do Bitcoin; ali é explicado como as transações ocorrem, a prova de trabalho necessária para o funcionamento do sistema, os incentivos recebidos pelos usuários para manterem a rede descentralizada ativa e também explica sobre verificação/privacidade/individualidade de cada Bitcoin.

Quando foi minerado o primeiro bloco de Bitcoin?

O “Bloco Genesis” do Bitcoin foi minerado em janeiro de 2009, registrando a primeira transação da história, onde o Bitcoin iniciou sua atividade de “moeda descentralizada, sem intermediários, sem monopólio estatal”.

O que viagens espaciais têm a ver com o Bitcoin?

A gigante Virgin Galactic ganhou mais uma vez destaque na mídia (há um bom tempo atrás) por propor colocar pessoas em órbita por um preço bem alto, mas com o detalhe de “também aceitar Bitcoins como forma de pagamento”.

Onde instalaram o primeiro caixa automático de Bitcoins do Brasil?

Foi em 2017, em São Paulo (no Shopping Nações Unidas, na Zona Sul da capital).

Qual o rendimento acumulado aproximado do Atlas Quantum do ano de 2017?

38% de rendimento, muitas (muitas) vezes mais que a sua poupança em Reais.

Eu posso “apagar” ou “copiar” um Bitcoin? Qual dos dois?

Nenhum dos dois. Não tem como “apagar” ou “copiar” um Bitcoin, justamente por isso que ele vale tanto quanto ouro ou tanto quanto dinheiro de verdade. Todo Bitcoin é registrado para sempre no Blockchain, e só pode trocar de dono, nunca ser apagado ou copiado.

Gostou desse vídeo?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.