Publicidade

Conheça os bastidores de um e-commerce e saiba como seu pedido chega até você

Por Adriano Ponte Abreu | 16 de Abril de 2018 às 11h54

Link copiado!

Conheça os bastidores de um e-commerce e saiba como seu pedido chega até você

Para ter a resposta de como suas compras online viram realidade, “Luiz Vergueiro” (Diretor de Logística da Infracommerce) nos guiou numa visita no centro de distribuição em Embu das Artes, onde atende 30 lojas online diferentes em regime de “full service” (ou seja, providenciando os bastidores das compras desde o site até o produto entregue).

Do site para sua casa

Tudo começa pela chegada dos produtos para armazenagem, onde ficam aguardando até que alguém efetivamente compre uma unidade pelas lojas online deles. Ao chegarem e terem seus códigos lidos pelo sistema, automaticamente é dada a mensagem de “disponível” no site correspondente dele. Esses aparelhos usados para “bipar” as etiquetas são o início, meio e fim do processo de controle dos itens.

Quando um pedido de qualquer uma das lojas é pago o sistema avisa que um novo pedido existe, e através dos endereços numéricos é possível encontrar o setor do galpão onde está localizada sua compra. É necessário “bipar” as etiquetas do produto correspondentes para que o sistema veja se esse é o item correto do pedido, dando prosseguimento automático para a próxima etapa.

Continua após a publicidade

Sem esse tipo de controle seria impossível achar qualquer coisa; existem subambientes por todo o galpão abrigando cada loja e cada subproduto delas, incluindo salas refrigeradas dentro de salas controladas e de acesso restrito com regras sanitárias próprias. Salas com produtos de alto valor tem ainda mais restrição de acesso, além de outras medidas de controle e segurança.

Independente do produto estar num ambiente de temperatura controlada ou num mar de cestas de separação, é através do sistema de endereços e “bipes” de etiquetas que temos confirmada a separação do produto, e o processo de embalagem é realizado. Alguns itens de lojas específicas precisam de embalagem personalizada e até mesmo demandam gravação (de acordo com sua seleção na loja online dele, como uma dedicatória ou seu nome). A gravação individual dos produtos é feita ali mesmo, além da montagem das embalagens especiais (inclusive as perfumadas por dentro).

Com tudo pronto e embalado os produtos são mais uma vez “bipados” para seguirem seu caminho, atualizando assim o sistema de todo o processo e gerando o código de rastreio que chegará na sua casa. Daqui o sistema já indica que o item foi entregue à transportadora e que em breve estará na sua residência, qualquer que seja o lugar do Brasil. É isso tudo que você não vê, pois são os bastidores do e-commerce.