Matérias Especiais 79 / 98 vídeos

Como gastar seus bitcoins?

04:26 | Por Adriano Ponte | 22 de Março de 2018

Quem acompanha o Canaltech sabe o quanto falamos todos os dias sobre o Bitcoin, a criptomoeda mais conhecida da atualidade. Negociado como dinheiro real em diversos países e até mesmo cotado em bolsas de valores, não tem como ignorar a existência da moeda.

Justamente por isso preparamos esse episódio especial no Canaltech sobre o que fazer com seus bitcoins.

Este episódio é um oferecimento da Atlas Quantum, a primeira plataforma para investimento automatizado em Bitcoins.

Trocar por outras moedas

Você conseguiu seus suados Bitcoins minerando, recebendo pelos seus trabalhos, fazendo trading, etc. O que você faz com esse dinheiro todo acumulado?

Se a sua resposta é “gastar”, tudo bem. Apesar de diversos serviços brasileiros já aceitarem Bitcoins, é bem provável que a “pequena padaria do seu Zé” perto da sua casa só trabalhe com Reais. Sendo assim, você precisa fazer uma ponte entre suas finanças em Bitcoin e suas finanças em Reais para que essa transação seja possível, e você compre seu café da manhã daqui em diante com Bitcoins.

A primeira alternativa é transformar esses Bitcoins em um simples cartão de crédito/débito, afinal a “pequena padaria do seu Zé” sabe muito bem o que é isso. Existem serviços online para que você carregue cartões de crédito pré-pagos com Bitcoin, transformando a moeda em dinheiro tradicional dentro do cartão; do cartão você bem sabe, basta gastar no que precisar dali e pronto.

Recomendamos que você faça uma boa pesquisa sobre o assunto, e escolha o serviço que mais te agrade. A segunda alternativa para usar esse método é utilizar os Bitcoins para pagar boletos bancários, aqueles velhos conhecidos dos brasileiros. Existem serviços nacionais que fazem esse procedimento, e você pode escolher o que mais lhe agradar.

Aqui fica a dica: pagar boletos resolve sua vida financeira sobre água, luz, telefone e outras contas, porém lembre-se de que esse método também pode lhe dar um cartão de crédito baseado em Bitcoins; basta adquirir um cartão pré-pago de qualquer operadora e carregar o cartão via boleto, pagando ele com Bitcoins. Talvez você não tivesse ligado os pontos, mas é simples como parece e resolve seu dilema da “pequena padaria do seu Zé” mais uma vez.

Fazer ainda mais dinheiro

Se você não concorda com as ideias de torrar Bitcoins imediatamente após acumulá-los, concordamos com você. Assim como dinheiro comum, Bitcoin também pode ser aplicado e render ainda mais dinheiro. Uma das formas de fazer isso é ficar de olho no mercado, comprando Bitcoins por um bom preço e vendendo eles conforme valorizam. Assim como o Dólar, todos os dias o preço dele flutua para baixo e para cima, e quem faz a compra/venda na hora certa lucra uns bons trocados ou simplesmente paga mais barato por Bitcoin.

E aqui está o segredo: comprar e vender Bitcoins nas casas de câmbio pelos melhores preços é uma tarefa de dia todo, e quem trabalha/estuda não tem tempo para ficar de olho no mercado 24 horas por dia. Por isso que não “é todo mundo rico”: dá trabalho ganhar dinheiro.

Bancos têm poupança, mas Bitcoins não podem ser aplicados diretamente ali; quem já tem criptomoedas pode aplicar seu suado Bitcoin em plataformas como a Atlas Quantum, que funciona como uma “poupança de Bitcoins” online.

Lembra que dissemos que "quem trabalha/estuda não tem tempo para ficar de olho no mercado 24h/dia", por isso dá trabalho ganhar dinheiro? Certo, e se existisse um algoritmo inteligente que fizesse essa arbitragem com os Bitcoins de forma totalmente automatizada (onde o cliente não precisa fazer nada) e ainda assim tem liquidez diária/rendimentos diários? Acertou, tecnologia aliada ao mercado financeiro!

A ideia da plataforma Atlas Quantum é que você tenha mais rendimento com seus Bitcoins em comparação ao que receberia caso transformasse tudo em Reais e colocasse numa poupança comum, que rende valores muito baixos (como 0,5% ao mês).

Ao manter esse valor em Bitcoins, a rentabilidade sobe para cerca de 2% ao mês em renda variável (no caso da Atlas Quantum, mantendo seus Bitcoins protegidos e engordando de valor ao mesmo tempo).

Há um adicional: uma poupança de banco não possui uma ferramenta integrada de conversão para Dólar, e isso não só é possível como existe dentro do ambiente Atlas Quantum para quem quiser se proteger de quedas do Bitcoin, mantendo o capital protegido (mas continuando a render em Dólar).

E então? O que você pretende fazer com seus Bitcoins? Conta pra gente nos comentários!

Gostou desse vídeo?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.