Publicidade

Bitcoin | Por que o blockchain mudará a economia global

Por Redação | 07 de Dezembro de 2017 às 11h30

Link copiado!

Bitcoin | Por que o blockchain mudará a economia global

Começamos agora nosso segundo episódio da nossa Websérie sobre Bitcoins, então se você caiu de paraquedas neste vídeo sem ter visto o primeiro episódio "Bitcoin - Por que ele valorizou tanto em 2017", corre aqui no canal e confere ele antes, ok?

E não esqueça: essa Websérie de 4 episódios é um oferecimento da maior bolsa de bitcoins do Brasil, a Foxbit, onde você pode negociar com agilidade, transparência, liquidez e segurança.

Certo, mas se a Websérie é sobre Bitcoins, o que tem a ver "o blockchain mudar a economia global"? Você consegue ver a relação entre o bitcoin e o blockchain?

Esse episódio é justamente para isso.

Continua após a publicidade

AS ENGRENAGENS DO BITCOIN

Blockchain é o nome dado para a tecnologia que podemos chamar de “esqueleto” do bitcoin. É como um carro: pode fazer várias coisas, e uma delas é “carregar” o bitcoin.

No Blockchain temos os registros digitais das transações que são executadas em bitcoin, e ali é gravado de forma cronológica a execução e validação de tudo que a rede pessoa-a-pessoa que compõe o bitcoin faz. É um superbloco de notas tecnológico criptografado, onde de forma codificada é anotado em tempo real cada bloco de transações bitcoin.

Para escrever nesse bloco de notas, os usuários online em busca de bitcoins (mineradores) permitem que seus computadores e máquinas dedicadas emprestem seu poder computacional, e juntos (sem intervenção de um servidor central) formam uma rede de milhares e milhares de pessoas online, mantendo o bitcoin funcionando ao vivo, escrevendo nesse bloco de notas codificado com todo o poder de processamento que conseguem se juntando nessa rede coletiva.

Continua após a publicidade

Assim o Blockchain agrega mais e mais blocos, criando uma “corrente de blocos” (blockchain), cada vez maior e com checagem de várias máquinas para que todo bitcoin seja legítimo e seguro. As pessoas online com seus computadores escrevendo nesse gigantesco bloco de notas digital são os mineradores, e eles recebem bitcoins do sistema pelo seu esforço em fortalecer o blockchain.

Certo, mas “por que o blockchain mudará a economia global” se ele só serve para bitcoins?

Não serve somente para bitcoins. O blockchain é o “motor” do seu carro. Você considera uma picape igual a uma limusine? Ou você acredita que uma moto e um trator são iguais? Tudo que citamos usa motores à combustível, porém para finalidades diferentes. O blockchain é o motor do bitcoin, mas não serve apenas para isso.

A parte que vemos de forma óbvia é que a tecnologia blockchain no bitcoin equilibra a recompensa em moedas (x) custo computacional dos usuários na rede, porém o que ela faz ativamente e não é tão óbvio é unir milhares de máquinas para juntas processarem e garantirem a segurança das informações de cada transação, e tudo isso sem uma máquina central “da Nasa”, ultrapoderosa. Ela torna possível um poder computacional gigante, com inúmeros pontos de processamento ao redor do mundo, os “mineradores” da rede.

Continua após a publicidade

Isso é o que move o bitcoin. O blockchain é essa estrutura de dados encadeados armazenados, ficando cada vez maior e mais seguro, sem um servidor central. Os dados que o blockchain armazena podem ter outras aplicações, sendo o “motor” de outras coisas que não o bitcoin, criando assim uma estrutura de dados descentralizada e muito difícil  de se quebrar para mover coisas como: contratos inteligentes, transferências/registro de propriedade (físicas e intelectuais), sistema de votos superseguros, aplicativos P2P e até mesmo um supercomputador global.

No exterior a tecnologia do blockchain já começa a mover o início de alguns projetos, como o "Ascribe" (para impressões/controle/rastreio de obras digitais), o "Everledger" para certificação de diamantes e a "Provenance" para controle de cadeias produtivas.

Blockchain: um megabloco de notas digital criptografado que pode fazer ainda mais que o próprio bitcoin, afinal seu esforço e segurança refletem esforço do mundo real, descentralizado, possibilitando a contraparte digital. 

Se ouvir falar dele, sabe que não somente é um bloco de correntes qualquer – é a espinha dorsal de uma das maiores revoluções de processamento descentralizado dos últimos anos, que veio para ficar e irá compor serviços que hoje parecem impossíveis ou caros demais para funcionarem.

Continua após a publicidade

Agora se ouvir sobre consultoria e implementação em blockchain, sabe que a história é muito maior do que o bitcoin, que já uma coisa enorme. Em 2017 já temos cerca de 700 criptomoedas funcionais graças a isso, e inúmeros outros projetos (não necessariamente com moedas) florescerão graças ao blockchain e seu modo descentralizado de criar uma super-rede de informações inquebráveis.

E tem mais: se você quiser estudar sobre Bitcoin e Blockchain, acesse a FoxBit Educação, que oferece cursos introdutórios e de curta duração nesse ecossistema. Utilize o voucher: FOXBITCANALTECH e ganhe 20% de desconto no curso Bitcoin em Minutos.