Publicidade

As principais dúvidas sobre Bitcoins (FAQ Bitcoin) - Parte 2

Por Adriano Ponte Abreu | 08 de Junho de 2018 às 15h00

Link copiado!

As principais dúvidas sobre Bitcoins (FAQ Bitcoin) - Parte 2

Já falamos sobre como utilizar seus Bitcoins aqui no canal e nesse guia rápido separamos várias respostas resumidas e simplificadas sobre o que pode-se fazer essa criptomoeda, seja para gastar seus Bitcoins ou investir utilizando essa moeda eletrônica.

E fica aquele aviso: quem gostar desse vídeo sobre Bitcoins e quiser se aprofundar mais sobre como funciona a moeda, é só clicar aqui em baixo em “Canaltech” e procurar nossos outros vídeos detalhados do tema, certo?

Lembrando que este vídeo é patrocinado pela Atlas Quantum a primeira plataforma para investimento automatizado em Bitcoins. Vamos lá.

É possível pagar boletos com Bitcoin? 

Continua após a publicidade

Sim, é perfeitamente possível utilizar suas criptomoedas para pagar um boleto de compra ou serviço, permitindo que você pague por um par de tênis, um smartphone ou qualquer coisa via boleto diretamente com Bitcoins, sem ter que converter seu valor em Reais primeiro.

Tem mais: existem inúmeros serviços brasileiros para isso, alguns com taxa zero e outros com promoções e afins para quem pretende utilizar os Bitcoins como moeda comum do dia a dia e manter os boletos em ordem como todo brasileiro bem sabe.

É difícil fazer um pagamento internacional com Bitcoin?

Pelo contrário; não faz a menor diferença se um pagamento é nacional ou internacional quando falamos de Bitcoins. As carteiras são as mesmas, as chaves são as mesmas, a velocidade é mesma. Se você paga um boleto ou envia dinheiro para seu avô na Escócia não faz diferença, Bitcoin é Bitcoin e você conseguirá sem burocracia receber ou enviar valores para fora do país.

Continua após a publicidade

Dá para pagar compras em sites pela internet em Bitcoins? 

Normalmente. Diversos sites brasileiros aceitam Bitcoins diretamente, pulando até mesmo a esperada etapa do boleto que já citamos. Ao final da compra os sites que aceitam a criptomoeda lhe dão uma espécie de "endereço" criptográfico, uma "frase senha" que serve apenas para receber Bitcoins; daí basta você enviar para aquele "endereço" o valor da compra, que costuma ser reconhecido automaticamente pelo site de compras, assim como acontece nas compras via cartão de crédito.

Posso ter um cartão de débito/crédito de Bitcoins? 

Sim, mas pode ser um pouco diferente do que você espera. Alguns serviços oferecem o uso de um cartão pré-pago online baseado em Bitcoins, porém você pode optar por algo ainda mais simples e fácil de achar que um serviço direto como esse.

Continua após a publicidade

Basta adquirir um cartão pré-pago aqui no Brasil mesmo, de qualquer bandeira e da operadora que você preferir (seja pelas taxas justas ou pelo bom serviço); daí, basta efetuar uma recarga VIA BOLETO. Aí está o seu cartão de crédito pré-pago abastecido com Bitcoins.

Posso converter outras criptomoedas em Bitcoins? 

Sim, da mesma forma que pode-se comprar Bitcoins com dólares ou reais pode-se comprar Bitcoins com outras moedas eletrônicas, dependendo da casa de câmbio online que você escolha. O procedimento fica sujeito aos valores cambiais das duas moedas, terminando com o saldo equivalente em Bitcoins entrando na sua conta na corretora ou diretamente na sua carteira.

Dá para sacar em Reais meus Bitcoins? 

Continua após a publicidade

Dá sim. Caso você não queira pagar boletos nem compras online nem utilizar cartões com seu saldo em Bitcoins e prefira "sacar" em Reais alguma quantia da sua carteira de criptomoedas basta procurar uma casa de câmbio virtual para isso, recebendo na sua conta-corrente o equivalente em Reais pela cotação do Bitcoin naquele dia; existem diversas casas de câmbio nacionais para isso e a escolha fica por sua conta; a partir daí é só sacar o dinheiro normalmente através do seu banco.

Posso usar Bitcoins como investimento?

Pode sim, basta comprar alguns Bitcoins na hora certa e vendê-los no melhor valor do período, acompanhando atentamente o mercado; daí basta repetir o processo e aumentar o valor investido com o tempo.

O problema é que isso não é fácil de fazer sem gastar um bom tempo de dedicação e cuidado; justamente por isso que existe a plataforma Atlas Quantum.

Continua após a publicidade

Funciona como uma “poupança” para seus Bitcoins que ficam ali investidos; a plataforma compra e vende automaticamente Bitcoins entre as diversas corretoras da moeda de acordo com os bons preços de compra e venda que o sistema identifica. Assim a plataforma Atlas Quantum é uma alternativa para rentabilizar e investir seus bitcoins sem preocupação e trabalho.

E atenção você que está vendo esse vídeo na data de publicação dele! Corre que agora, dia 10 acontecerá o Desafio Investidores, onde estaremos ao vivo junto com outros convidados nesse evento ao vivo, que contará também com Cauã Reymond e Tatá Werneck.

Você pode acompanhar pelo www.desafioinvestidores.com.br, vai lá e ativa a notificação para não perder o evento ao vivo dia 10, 16h.

Estaremos no chat da live, e usando a hashtag "#canaltech" vocês podem falar com a gente e ganhar brindes. Tem mais: dentro dos eventos do Desafio Investidores acontecerá um Quiz para o público, e os ganhadores receberão prêmios em dinheiro. Não tem porquê você perder esse evento.

Continua após a publicidade

Lembrando: www.desafioinvestidores.com.br, vai lá e ativa a notificação para não perder o evento ao vivo dia 10, 16h. Use as hashtags "#DesafioInvestidores" e "#timeTata" ou "#timeCaua".