Matérias Especiais 85 / 94 vídeos

As principais dúvidas sobre Bitcoins (FAQ Bitcoin)

05:42 | Por Adriano Ponte | 06 de Junho de 2018

Já falamos de Bitcoins aqui no canal (mais de uma vez), portanto preparamos um guia rápido, um "FAQ" (ou seja, um guia de perguntas frequentes), assim fica mais fácil para quem busca num único vídeo várias respostas resumidas e simplificadas sobre essa criptomoeda.

Mas fica o aviso: quem busca se aprofundar em Bitcoins é só clicar aqui em baixo em "Canaltech" e procurar nossos outros vídeos detalhados do tema, certo?

Lembrando que este vídeo é patrocinado pela Atlas Quantum a primeira plataforma para investimento automatizado em Bitcoins. Vamos lá.

Miniguia Bitcoin


O que é Bitcoin?

Uma moeda digital, que só existe de forma eletrônica. Ela pode ser enviada e recebida exatamente como dinheiro comum, pagando serviços e afins. Quem utiliza Bitcoins guarda eles numa carteira virtual, ambiente onde é fácil isolar frações dos seus Bitcoins separadamente para o que você precisar.


O que é Blockchain?

É o nome da tecnologia que move o Bitcoin e tantas outras criptomoedas. É uma super cadeia de informações online inquebrável que não pode ser reescrita, um livro-caixa gigante que registra todas as transações de todas as Bitcoins que existem. Se não está ali, não existe. Esse é o segredo que torna a Bitcoin uma moeda real controlada e auditada por todos em tempo real.


As outras criptomoedas são Bitcoins também?

Não, apenas acontece da maioria delas utilizarem a mesma tecnologia "Blockchain" para existirem, porém não são ligadas ao Bitcoin. O sistema que torna a Bitcoin possível assemelha-se ao que o "open source" significa, logo usuários podem criar suas moedas próprias para qualquer finalidade. A questão é que o Bitcoin é a mais valiosa das criptomoedas da atualidade.

Bitcoin é seguro?

Por causa da natureza do Blockchain (onde somente se acrescentam dados nesse livro-caixa gigante, e nunca pode-se apagar nada) é absolutamente seguro ter Bitcoins como dinheiro de verdade. O Blockchain só progride quando o sistema valida que todos reconhecem todas as transações como únicas, fortalecendo ainda mais a veracidade do que está presente ali.

Moeda digital é dinheiro de verdade?

Sim. Em diversos países existem regulações de impostos e tudo mais que se refere ao dinheiro comum também estendendo-se ao Bitcoin, servindo para pagamento normal de contas e serviços. Aqui no Brasil o Bitcoin faz tudo isso também, além de existirem regulamentações sobre imposto de renda e Bitcoins, claramente deixando-o ao nível do nosso dinheiro tradicional.

O Bitcoin brasileiro é diferente dos outros?

Não existe Bitcoin brasileiro, americano, francês e etc. O Bitcoin é um só ao redor do mundo, sendo uma opção válida para pagamentos internacionais rápidos e seguros, sem a burocracia e taxas sem sentido que várias instituições utilizam em pagamentos para fora dos países onde ficam.


Se eu não estiver online perco meus Bitcoins?

Não perde, nem precisa ficar online uma vez que já possua seus Bitcoins. Para receber ou enviar Bitcoins é preciso apenas da sua chave criptográfica, uma senha gigante que indica para a rede Bitcoin se aquela transação é de envio ou chegada de moedas, e de qual carteira aquele valor sairá. É possível anotar num papel comum as chaves de suas frações de Bitcoin e guardar num cofre de verdade até que você entregue para alguém que receberá a quantia. Durante todo esse tempo guardado no cofre aquele pedaço de papel terá tanto valor quanto no dia em que você esteve online anotando as chaves correspondentes dos Bitcoins.

Bitcoin só valoriza?

Não. Assim como o Dólar existem dias em que o Bitcoin é cotado em alta ou em baixa, sendo assim lucrar com a valorização do Bitcoin envolve comprá-lo e vendê-lo nos momentos corretos, com atenção ao mercado e seus valores praticados.

Justamente por isso que existe a plataforma Atlas Quantum, que cuida dessa atenção ao mercado de compra e venda de Bitcoins de forma totalmente automatizada, criando assim uma “poupança” para seus Bitcoins, sempre valorizando eles ao comprar e vender Bitcoins entre as diversas corretoras da moeda de acordo com os bons preços de compra e venda que o sistema identifica.


Um recado para quem está vendo esse vídeo na data de publicação dele. Agora, dia 10 acontecerá o Desafio Investidores, onde estaremos ao vivo junto com outros convidados nesse evento ao vivo, que contará também com Cauã Reymond e Tatá Werneck.

Você pode acompanhar pelo www.desafioinvestidores.com.br, vai lá e ativa a notificação para não perder o evento ao vivo dia 10, 16h.

Estaremos no chat da live, e usando a hashtag "#canaltech" vocês podem falar com a gente e ganhar brindes. Tem mais: dentro dos eventos do Desafio Investidores acontecerá um Quiz para o público, e os ganhadores receberão prêmios em dinheiro. Não tem porquê você perder esse evento.

Lembrando: www.desafioinvestidores.com.br, vai lá e ativa a notificação para não perder o evento ao vivo dia 10, 16h. Use as hashtags "#DesafioInvestidores" e "#timeTata" ou "#timeCaua".

Vejo você lá.


Loja: acessórios oficiais do Canaltech para seu smartphone: http://loja.canaltech.com.br/

Inscreva-se no nosso canal!
https://canalte.ch/assineyoutube

Acompanhe o Canaltech!
Newsletter, apps, podcast, redes sociais: https://canaltech.com.br/360

Trilhas por Epidemic Sound
http://www.epidemicsound.com/

SEGUNDAS:
Análise de Produto (review, 5 motivos, hands-on ou comparativo)
CT News

TERÇAS:
Análise de Produto (review, 5 motivos, hands-on ou comparativo)
CT News
CT Responde

QUARTAS:
Análise de Produto (review, 5 motivos, hands-on ou comparativo)
Top Tech
CT News

QUINTAS:
Análise de Produto (review, 5 motivos, hands-on ou comparativo)
CT News

SEXTAS:
Análise de Produto (review, 5 motivos, hands-on ou comparativo)
Dica de App
CT News

SÁBADO:
Porta 101

Gostou desse vídeo?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.