Publicidade

Como checar a saúde da bateria do iPhone e otimizar o desempenho no iOS 11.3

Por Jessica Pinheiro | 23 de Maio de 2018 às 11h00

Link copiado!

Como checar a saúde da bateria do iPhone e otimizar o desempenho no iOS 11.3

Lembra daquela polêmica que envolvia iPhones ficando mais lentos devido a uma opção secreta da Apple dentro dos iPhones, problema corrigido numa atualização do iOS? Pois bem, resolvemos mostrar de forma mais detalhada como checar a saúde da bateria e desempenho do seu iPhone.

BATERIA, IPHONE, SAÚDE E DESEMPENHO

Explicando melhor a função, todos os aparelhos com iOS 11.3 podem ter os recursos de gerenciamento de desempenho desativados, evitando que a funcionalidade limite a velocidade da CPU se a bateria não puder mais acompanhar o ritmo de uso do aparelho.

Dando exemplos mais exatos, o iPhone 8 e o iPhone X possuem hardware que permitem a aplicação do gerenciamento de energia sob demanda, assim a limitação nesses dois modelos é muito menos perceptível do que em aparelhos mais antigos da Apple.

Continua após a publicidade

Para verificar se o recurso está ativo, tenha certeza que seu iPhone está atualizado a partir do iOS 11.3, e caso ainda não tenha a mais recente versão do sistema vá até “Ajustes”, e em "Geral" escolha “Atualização de Software”. Caso já esteja com o iOS atualizado, basta abrir o menu “Ajustes”, ir em “Bateria” e por fim em “Saúde da Bateria”.

Aqui temos a leitura da “Capacidade Máxima” que fornece uma estimativa da produtividade total que a bateria suporta (ou seja, sua vida útil). Se o aparelho for novo deve constar 100% da capacidade ou algo muito próximo disso. Conforme esse valor fica menor significa que a bateria não segurará uma carga completa pelo mesmo tempo de antes.

Nessa tela temos ainda a seção “Capacidade de Desempenho Máximo” onde há o campo com um texto em cinza que indica se o gerenciamento da bateria (ou seja, o limitador de desempenho) está ativado ou não.

Se a bateria estiver em bom estado e oferecer a “Capacidade Máxima”, a tela exibirá uma mensagem dizendo que a bateria está fornecendo desempenho máximo no momento. Por aqui, não é possível ativar ou desativar nada, pois é uma das condições impostas pela atualização do iOS 11.3.

Continua após a publicidade

Caso seu iPhone tenha desligado inesperadamente e o dispositivo não suporta a “Capacidade Máxima”, o iOS exibirá uma mensagem no menu de Bateria, informando algo como “Este iPhone sofreu um desligamento inesperado porque a bateria não conseguiu fornecer a capacidade máxima necessária. O gerenciamento de desempenho foi ativado para prevenir isto de acontecer novamente”. Este recurso, o gerenciamento de desempenho, desacelera o processador dinamicamente para reduzir as demandas da capacidade máxima da bateria.

Se não é do seu interesse que o dispositivo seja desacelerado, é recomendado obter uma substituição de bateria física; quando a capacidade máxima dela já atingiu 80% ou menos a Apple permite que os usuários desativem a limitação de desempenho, indo pelos menus “Ajustes” > “Bateria” e por fim “Saúde da Bateria”. Clique no link para “Desativar” que aparece ao final da mensagem no campo “Capacidade de Desempenho Máximo”.

Se for desabilitado, o gerenciamento de desempenho não pode ser reativado, mas o iPhone ainda ativará automaticamente o gerenciamento de desempenho quando ocorrer um desligamento inesperado.

Se você tentou esse tutorial mas ainda está insatisfeito com sua bateria confira o serviço de troca de bateria para iPhone do CanaltechFix, a assistência técnica do Canaltech.