Publicidade

Como usar gestos como OnePlus 6 e iPhone X em qualquer Android #DicaDeApp

Por Wellington Arruda | 20 de Julho de 2018 às 12h52

Link copiado!

Como usar gestos como OnePlus 6 e iPhone X em qualquer Android #DicaDeApp

Pense na maneira como você usa o seu smartphone. Quer dizer, na maneira como você o controla. Há tempos nós vemos o conceito dos botões aplicados nas interfaces, o que nunca deixou de fazer sentido. Mas, também, já tivemos ótimas experiências com o WebOS, que introduziu o oposto: gestos de navegação para controlar áreas do sistema.

Os anos se passaram muito rápido desde o WebOS, e atualmente nós já temos dezenas de milhares de aplicativos que suportam gestos para controle. Sejam eles para voltar as páginas, para abrir um menu que fica na lateral, ou mesmo para iniciar alguma ação.

Esta última opção nós também já vimos em outras interfaces de sistema, como na ZenUI, OxygenOS, MIUI.

Mas, nós estamos falando agora sobre gestos para navegação de modo geral. Introdutoriamente, estes gestos mudam a maneira como você interage com o Android. Eles meio que eliminam os botões virtuais (aqueles três que vocês já conhecem faz tempo) em prol de simples atalhos e ações no canto inferior da tela.

Continua após a publicidade

No iPhone X, por exemplo, nós temos um dos melhores exemplos, porque as animações são mais fluidas. No Android P, que até a presente data está em fase beta, as animações ainda são um pouco… rápidas, sabe? Mas esse também pode ser um ponto positivo, já que não existem transições forçadas.

De qualquer forma, navegar com as animações pode ser muito divertido ou um grande desastre se você já estiver acostumado com os botões. Então, se você ainda não se decidiu se esta será uma boa aposta ou não, existe uma maneira de usar o Android com gestos de navegação antes do Android P chegar para todos.

Mas, antes de iniciar o processo, você precisa entender algumas coisas:

  • Esta não é uma alternativa oficial da Google;
  • Os gestos são baseados na navegação da OnePlus;
  • Você não vai precisar de root;
  • Só que vai precisar fazer alguns procedimentos no PC.
Continua após a publicidade

Quem trouxe esta solução para navegar atualmente no Android com gestos foi o pessoal do XDA Developers. E, inclusive, antes de instalar o aplicativo, você vai precisar do seguinte:

  1. Baixar os drivers e ferramentas;
  2. Instalar o ADB.

Estes dois procedimentos acima são muito rápidos e não vão lhe tomar nem 10 minutos. Mas, é preciso ter em mente que você deve realizar tudo por sua conta e risco. Sendo assim, ainda que esta seja uma modificação relativamente simples no sistema, é recomendado realizar um backup dos seus dados.

Instalando o Navigation Gestures

Continua após a publicidade

O aplicativo Navigation Gestures é distribuído oficialmente pelo XDA Developers na Play Store. Ele tem uma versão gratuita, que funciona normalmente com a premissa básica (introduzir os gestos, claro), e uma paga que custa R$ 5,49, mas que desbloqueia outras funções para deslizar as notificações, abrir apps, trocar de músicas e mais.

Depois de instalado, o aplicativo vai pedir algumas permissões, como de acessibilidade (para os gestos), segurança (para usar informações e dados do sistema) e também vai esconder a barrinha de navegação tradicional, que tem os botões naturais do sistema.

Vale lembrar que se você já utiliza algum smartphone que por opção da fabricante pode esconder a barra de navegação, o ajuste é ainda mais fácil. O Navigation Gestures ainda permite ao usuário utilizar uma barrinha cheia na parte inferior para navegação (semelhante a do iPhone X), mas a configuração padrão funciona como no OnePlus 6.

Sendo assim, os gestos básicos são estes, logo depois de instalar o aplicativo:

Continua após a publicidade
  • Deslizando do centro para cima ele volta para o Início;
  • Deslizando do centro e segurando ele abre a multitarefa;
  • Deslizando de qualquer um dos cantos ele volta uma página.

esta forma, os gestos são fáceis e bem práticos, mas podem não ser potencialmente intuitivos. Novamente, esta não é uma solução oficial, mas é muito prática e não requer nenhuma modificação forte no sistema, como um root da vida.

Outra coisa que é importante deixar claro: em alguns casos, o botão “Início”, que normalmente é onde fica o leitor biométrico, normalmente não funciona com esse modo ligado. Isso não inutiliza a leitura da impressão digital, mas sim a função de voltar para a tela inicial.

De qualquer modo, esta é uma maneira mais razoável de testar os gestos de navegação antes do seu celular ser atualizado para o Android P. Isto é, se ele for atualizado logo de cara quando a Google liberar a versão final do sistema.

Continua após a publicidade

Caso você não queira fazer nenhuma gambiarra, não precisa correr para adotar essa nova maneira de controlar o smartphone. Até que ela seja adotada em massa, muitas fabricantes continuarão utilizando os botões tradicionais.

Um outro lembrete sobre os gestos de navegação, é que eles se fazem mais válidos para smartphones grandes e telas que ocupam maior espaço da frontal. Modelos como Pixel 2 XL, iPhone X, Moto Z3 Play e OnePlus 5T e 6 são alguns exemplos disto.