Publicidade

5 melhores jogos de plataforma #DicaDeApp

Por André Fogaça | 22 de Junho de 2018 às 17h07

Link copiado!

5 melhores jogos de plataforma #DicaDeApp

A E3 passa na vida como um mar de alegrias para quem ama jogos. É com esta analogia bastante complicada de entender que começamos mais um dica de app, com cinco jogos gratuitos para o Android (alguns deles pagos no iOS). Eles todos são de plataforma, divertidos e viciantes.

Mario Run

A primeira aparição da lista não poderia ter outro nome que não Mario. A Nintendo não inventou o gênero de plataforma, mas colocou nos holofotes e é a mais conhecida neste ramo. O Mario Run não é bem o jogo do Mario que você pensa, mas sim uma mistura entre Temple Run, Subway Surfers e uma pitada de Mario.

No game você não controla a direção e nem o movimento do Mario, ficando limitado apenas em controlar os pulos e mirar no mais alto ponto do mastro que fica em todo o final de fase. Além disso, o game tem chefe final com o Bowser em cada mundo, além de modo competitivo com outros amigos para ver quem agrada mais os Toads.

Continua após a publicidade

O Mario Run é gratuito para jogar, mas apenas libera mais mundos quando um pagamento é feito.

Dan, the man

Com visual de 16 bits, o jogo Dan, the man é um deleite para os amantes de títulos de plataforma e humor mais ácido. No jogo o jogador precisa salvar um vilarejo de ninjas perversos que utilizam robôs e armas de fogo, num visual medieval e que tem até tapa na bunda para provocar o jogador.

Continua após a publicidade

Há upgrades para habilidades, novas armas e um mapa de mundos que lembra muito o utilizado em Super Mario Bros 3. O jogador pode escolher entre o garoto Dan e a menina Josie, ou então com Barry Steakfries (protagonista de Jetpack Joyride). Há o modo de história, outro para lutar até morrer e um terceiro de batalhas.

Dan, the man é gratuito e conta com compras para acelerar o progresso no game.

Rayman Adventures

Continua após a publicidade

Este jogo segue a lógica de trazer personagens clássicos dos consoles para games em celulares. Rayman nasceu como rival de Mario, mas hoje convive em paz com o bigodudo da Big N. Em Rayman Adventures, o jogador toma controle do querido Rayman e sua falta de braços e pernas (ou então de outro personagem da franquia) e precisa passar por diversas fases, em diversos mundos, coletando moedas, libertando prisioneiros e encontrando diversas áreas secretas.
Diferente de Mario Run, Rayman Adventures permite que o personagem volte na fase - onde, geralmente, há itens escondidos. Além disso, há uma série de recompensas que podem ser coletadas e que auxiliam em vários pontos, como no auxílio para encontrar áreas secretas.

Rayman Adventures também não custa nada para jogar, mas há compras que aceleram o desenrolar da narrativa.

Sonic the Hedgehog 1 e 2

Continua após a publicidade

Não dá pra falar de jogo de plataforma com Mario e não colocar algo de seu principal rival, o Sonic. Depois de guerra termonuclear entre fanboys da Nintendo e Sega, nos anos 90, ambos convivem pacificamente e até mesmo dividem games. Não é o caso destes dois, mas há paz dentro de seu smartphone. Sonic the Hedgehog 1 e também sua sequência estão disponíveis para jogar, de graça e são a nostalgia em pessoa. Ou jogo.

O game é exatamente o mesmo que você espera para o banho de saudades da época em que pochete era moda, junto do final das ombreiras. Ele recebeu apenas alguns retoques, como a presença de Knucles nos dois títulos (presente apenas no Sonic 3, do Mega Drive), o Spin Dash e do personagem Tails, em Sonic 1. De resto, é um emulador oficial e legalizado para smartphones e tablets.

Sonic the Hedgehog 1 e 2 são gratuitos para jogar, mas pagamento pode ser feito para remover propaganda.

Continua após a publicidade

Alpha Guns 2

Se você busca por um título menos conhecido, mas que pega carona em vários aspectos que fazem os jogos de plataforma tão famosos, Alpha Guns 2 pode ser uma boa pedida. O jogo é uma mistura de Contra e Metal Slug e tem visual mais moderno, com cores mais chamativas e cara de animação em flash (bem feita, claro).

Este é o clássico jogo de tiro em que tudo na tela é alvo, tudo que aparece pode ser morto ou transformado em power-up para a arma do personagem principal. Há chefes e inimigos cada vez mais fortes, com garantia de atualizações para recursos novos (ao menos é o que a produtora promete).

Alpha Guns 2 é gratuito e, até o momento da publicação deste artigo, exclusivo para Android.

Continua após a publicidade

BÔNUS!

Jetpack Joyride

Se você utiliza smartphone pelos últimos anos, certamente tem este nome na cabeça. Para os novatos, Jetpack Joyride é um título de plataforma em que o personagem é pouco controlado e que foi lançado em 2011. A história conta que ele sonhou com o jetpack que viu na vitrine e resolveu que seria seu. O jetpack não é como o tradicional, com propulsor queimando combustível, mas sim duas metralhadoras que levantam o protagonista.

Continua após a publicidade

Juntando pontos, avançando no game e coletando colecionáveis, o jogador consegue utilizar outros jetpacks que levitam o personagem de outros métodos. Desde um de arco-íris, indo até um steampunk e recheado de vapor.

Jeatpack Joyride é um game clássico dos smartphones, sem custo para jogar e que oferece apenas compras para acelerar o progresso de alguns itens cosméticos.

Super Phantom Cat 1 e 2 (o primeiro é pago no iOS)

Continua após a publicidade

Finalizando o pacote bônus desta lista, Super Phantom Cat 1 e 2 chegam para o amor da plataforma crocante que faz sucesso até hoje nos jogos. Em ambos o jogador controla um simpático gato, que precisa recolher moedas (luzes) e encontrar áreas secretas com recompensas bem bacanas para o visual que mescla pontos em 8 bits e outros em 16 bits.

Nos jogos o jogador consegue customizar os controles da tela, desbloquear novos personagens que vão desde uma pequena galinha, até um vampiro. Na segunda versão há mais personagens para desbloquear, junto de uma animação em forma de easter-egg que mostra o pequeno gato jogando algo que lembra (muito) um Nintendo Switch.

O primeiro Super Phantom Cat é um jogo pago no iOS, mas gratuito no Android. Em sua segunda versão, o título foi traduzido para o português e é gratuito em ambas as plataformas.