Publicidade

Qual a melhor tela que existe em um smartphone? [CT Responde]

Por Redação | 14 de Agosto de 2018 às 15h09

Link copiado!

Qual a melhor tela que existe em um smartphone? [CT Responde]

Usualmente recebemos a pergunta “de um milhão de dólares” no Canaltech, e ela pode vir na seguinte forma: “Qual a melhor tela que existe num smartphone?”.

É uma pegadinha responder “AMOLED”, por mais que você possa esperar isso com base no que mostramos no Canaltech. O tipo de tela OLED/AMOLED e Super AMOLED representa um display capaz de apagar ou acender seus pixels de forma individual e direta, sem retro iluminação necessária, permitindo que cores pretas sejam perfeitas e que os tons coloridos sejam vívidos e nítidos, com misturas de cor na medida de acordo com cada tom.

A questão é que esse tipo de tela é conhecido por outra característica marcante: desgaste. Apesar de não ser uma regra para todos os displays AMOLED do mercado, boa parte apresenta marcas de uso com o passar do tempo, principalmente em aparelhos que exibem de forma contínua botões virtuais de “voltar, menu, multitarefa” na parte inferior da tela. Isso é chamado de burn-in, uma “marca de queimado” que indica consumo da vida útil daquela parte da tela.

Esse problema é muito mais raro em telas LCD, justamente por isso é inválido considerar “imprestável” ou “ruim” um aparelho por contar com IPS LCD como sua tela; são imagens menos imersivas, porém com mais “resistência” em relação ao AMOLED.

Continua após a publicidade

A melhor tela pode ser de qualquer uma dessa tecnologia, por isso é importante avaliar caso a caso; depende de cada fabricante otimizar essas telas para que projetem todo seu potencial para o usuário.