Publicidade

Por que os aplicativos travam: hardware ou software? #CTResponde

Por Wellington Arruda | 20 de Março de 2018 às 15h30

Link copiado!

Por que os aplicativos travam: hardware ou software? #CTResponde

Há anos as pessoas tentam entender um fenômeno que acontece com uma certa frequência nos smartphones: por que raios os aplicativos, até mesmo os mais simples, travam o tempo todo? Bom, neste caso, considerando apps de rede social e smartphones intermediários ou de entrada, nós temos vários fatores que são determinantes nestas ocasiões.

Neste episódio do CT Responde, o leitor Vinicius Medrado nos perguntou por que aplicativos como o Facebook travam constantemente em smartphones intermediários, e se o principal causador desses travamentos é o hardware ou o software.

Em uma primeira análise, muita gente vai achar que o software é o principal causador desses travamentos. E, de certa forma, ele também tem sua culpa. Muitos aplicativos instalados, arquivos desnecessários ou velhos e o cache lotado podem influenciar fortemente nessas quedas de desempenho.

Nós inclusive abordamos esse tema em um episódio anterior do #DicaDeApp, com dicas valiosas para quem quer ter o smartphone com Android rodando tudo tranquilamente.

Continua após a publicidade

Mas, vejam bem, o software é um potencial causador desse problema, embora ainda haja algumas soluções rápidas. Usar versões Lite (mais leves) desses apps pode ser uma solução. É preciso ter em mente, também, que alguns aplicativos exigem hardware mais potente, então eles podem travar em celulares mais básicos, mesmo.

Só que, na mesma medida, o hardware também pode ser um grande influenciador. Quando o seu smartphone esquenta demais, por exemplo, o desempenho geral pode ser afetado. A maior prova disso é o iPhone 6s e os seus problemas de bateria que foram relatados no ano passado.

Neste caso, o hardware danificado também influencia no travamento de aplicativos. Mas não somente nisso, no desempenho geral dos smartphones. Seja ele um Android caro, barato, ou um iPhone de R$ 7.000.

Sendo assim, tendo em mente que o problema de travamentos em aplicativos pode ser algo muito específico, você pode fazer alguns testes no seu aparelho para tentar identificar ou chegar próximo da causa do problema. Em casos mais extremos, é recomendado entrar em contato com a fabricante do smartphone em questão.

Continua após a publicidade

Mas, até que chegue a este ponto, você pode fazer uma limpeza no seu smartphone, apagar aplicativos antigos, rever as suas mídias e fazer aquele backup para não perder os seus arquivos; mas também não rola deixar todos eles ocupando a memória do celular se eles estiverem pesando muito para o desempenho, não é mesmo?